00:00:00

Convivendo com HIV

Inauguração de casa de apoio aos aidéticos será na próxima semana.


Casa abrigará portadores 
 
A inauguração da Casa de Apoio aos Pacientes Vivendo com HIV está prevista para 30 de Agosto, o horário ainda será definido. A Casa está localizada na Rua dos Buritis, nº 605, no bairro 13 de Setembro, na Associação de Bem com a Vida (ABV). Para estruturar o local, o Estado fez repasse à associação, no valor de R$ 151 mil, para investir na aquisição de equipamentos.
 
Para gerenciar a Casa, o Estado credenciou a ABV, uma organização não-governamental, que é responsável pela administração e manutenção do local. Parte do recurso teve de ser destinado para a compra de um veículo. A ideia é que os pacientes vindos do interior se hospedem no local e, ainda, tenham um transporte à disposição para levá-los às consultas médicas. O recurso é proveniente de verba federal.
 
O Governo Federal fará repasse financeiro de forma regular para manutenção do local. O recurso deverá ser destinado para compra de alimentos e pagamento de pessoal. O Estado prestará apoio técnico e fará ainda o monitoramento dos serviços realizados no local.
 
Na Casa de Apoio serão acolhidos, temporariamente, pacientes portadores do vírus HIV vindos do interior, que precisam utilizar os serviços de saúde da capital. Também dará suporte a adultos, população indígena portadora do vírus, crianças e adolescentes assintomáticos do HIV que necessitam de abrigo por curta duração, inclusive, nos finais de semana, disponibilizando pernoite, alimentação e atividades de cuidados com a saúde. Além de funcionários próprios e voluntários em período integral.
 
Durante a estadia, os pacientes terão de receber estímulo ao processo de adesão ao tratamento e cuidados pessoais, além da promoção de atividades culturais, educacionais e profissionalizantes. Há serviços em funcionamento no local, como o Grupo de Adesão e atendimento psicológico. De acordo com a gerente do Núcleo de DST/HIV/Aids, Laura Ferreira, em julho a equipe da Casa acolheu um paciente. Ele era morador de rua e receberá esse apoio durante o tratamento.
 
A maioria dos serviços de tratamento para pacientes com HIV/Aids está concentrada em Boa Vista. Hoje, quase 17% dos pacientes com Aids moram no interior do estado. São pessoas que necessitam ser acolhidas e de um suporte para realizar o tratamento. Os pacientes encaminhados pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) poderão se hospedar na Casa. Com antecedência, a equipe do SAE entrará em contato com a Associação para informar sobre a vinda do paciente. Com isso, a ABV terá tempo hábil de se programar para receber o paciente.
 
GRUPO DE ADESÃO
 
Nesse grupo, as pessoas se reúnem todas as terças-feiras para falarem sobre a doença. Diversos assuntos são colocados em pauta, como higiene pessoal, dificuldades de algumas pessoas em aceitarem a doença, sobre seus anseios e dificuldades. Há dois psicólogos à disposição dos pacientes. Os profissionais identificam quando há pacientes precisando de apoio psicológico.
 
Os encontros são exclusivos para pacientes com HIV/Aids. Entretanto, toda primeira terça-feira do mês, o encontro é aberto para a comunidade. Nesses dias, o grupo recebe estudantes de psicologia, serviço social e direito. Nas demais reuniões, o encontro é fechado para garantir a privacidade dos pacientes. As reuniões têm gerado bons resultados. Para Rene Júnior, é gratificante ver a melhora emocional de uma pessoa.

Últimas Postagens