Estudantes assistirão filmes em BV
Depois de atender estudantes de 22 escolas de Boa Vista, o Cine ALE Cidadania no Cine Super K começa a contemplar alunos do interior de Roraima com acesso a sétima arte. Nessa quarta-feira (22), a equipe da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR) que desenvolve o programa esteve na escola estadual Padre José Monticone, localizada no município de Mucajaí, a cerca de 50 km da capital roraimense, a primeira unidade escolar do interior a ser atendida.
Aproximadamente 300 estudantes dos turnos matutino, vespertino e noturno serão trazidos na tarde desta quinta-feira (22) à capital para assistir o filme em 3D "Wolverine - Imortal", um dos lançamentos no cinema local. Todos receberão pipoca e refrigerante para acompanhar a sessão de cinema.
Os estudantes serão transportados de Mucajaí para Boa Vista em sete ônibus escoltados pela Polícia Militar, que garantirá a segurança no percurso. A equipe do Cine ALE também acompanhará os alunos da saída até o retorno ao município.
Nessa quarta-feira, o deputado Jalser Renier (DEM), 1º secretário da ALE e idealizador do programa esteve na escola entregando os ingressos aos alunos. Para participar do programa, os alunos receberam uma autorização que foi levada aos responsáveis para que assinassem, liberando a vinda dos estudantes para a capital.
"Essa é a primeira escola do interior a ser atendida. Vamos levar uma média de 300 alunos aqui do município de Mucajaí ao cinema. São sete ônibus com toda estrutura, dando a eles condição e oportunidade à cultura cinematográfica, a chamada e conhecida sétima arte. É um projeto maravilhoso e eu não tenho dúvidas que vamos estender isso a outros municípios", destaca o parlamentar.
O único cinema existente no estado é o da capital. A dificuldade de acesso e muitas vezes até a falta recursos financeiros são barreiras existentes para os moradores do interior de Roraima terem acesso a sétima arte. Muitos nunca assistiram a uma sessão de cinema.
Esse é o caso da estudante Ana Carolina Morais, 16 anos, que diz sonhar com esse momento no cinema. "Nunca tive a oportunidade de assistir um filme no cinema. Estou muito feliz que vou realizar esse sonho. Sei que irá superar minhas expectativas e será bem melhor do que eu imaginei por muito tempo", comenta.
A professora e coordenadora técnica de um dos curso profissionalizantes ofertados na escola estadual, Jullyandry Coutinho, parabenizou a Assembleia pelo trabalho que, sem sua visão, é fundamental para o acesso dos jovens à cultura.
"Acredito que está sendo uma oportunidade única, pois a maioria não teve essa experiência de cultura e de lazer. Isso está no Estatuto da Criança e Adolescente e na Constituição Federal e eu acredito que dar essa oportunidade para os jovens é fundamental", destacou.
PROGRAMA
O Cine ALE Cidadania é um projeto da Mesa Diretora e incentiva a cultura cinematográfica na comunidade estudantil. O Programa conta ainda com a parceria do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual (MPE-RR) Ordem dos Advogados do Brasil Seccional – Roraima (OAB-RR), Secretaria de Estado da Educação e Juizado da Criança e da Juventude.
Antes da exposição do filme os estudantes assistem a um trailer educativo que aborda vários assuntos como a gravidez na adolescência, drogas, bullying, doenças sexualmente.