Aparelho para abater suínos
O principal matadouro do Estado, o Mafir (Matadouro e Frigorífico Industrial de Roraima), administrado pela Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) recebeu novos equipamentos na última sexta-feira, 16.
Foram comprados um insensibilizador para suínos e caprinos, batedores anelar e estrela e máquinas para pelar porcos e mocotó, ao custo de R$ 43 mil.
Essa remessa veio da cidade de Batatais (SP), da empresa Imafrig, especializada em equipamentos para frigoríficos.
Um extrator de casco e chifres e outras máquinas estão vindos para Boa Vista, por via terrestre, totalizando R$ 125 mil em compras.
O gerente do Mafir, Edvaldo Lima, disse que este material faz parte do processo de renovação e modernização do matadouro . “Também estamos ampliando nossa capacidade com equipamentos que não havia antes. O Mafir, desde sua inauguração em 1979, nunca teve um insensibilizador para porcos e terá agora, possibilitando um abate desses animais de maneira mais adequada”, comentou.
O investimento nessa peça se justifica pelo aumento de abates de suínos. Atualmente são mortos de 120 a 150 porcos por mês, antes essa atividade era esporádica com a matança de poucos animais.
Edivaldo lembra que a produção de carne suína atende a todas as exigências do SIF (Serviço de Inspeção Federal), assim como a de carne bovina.
O presidente da Codesaima, José Reinaldo ressalta a importância dos investimentos feitos no Mafir, através de obras e compra de máquinas e equipamentos. “Com o Mafir damos um suporte fundamental para nossos produtores de bovinos e suínos e garantimos que a população tenha um produto de qualidade”, concluiu.