Jucá assegurou compra de ônibus
Brasília - O senador Romero Juca (PMDB/RR), participou nesta quarta-feira - 21, a convite da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres ( SPM ), da cerimônia de entrega aos governos do Distrito Federal e Goiás, de Ônibus - Unidades Móveis de atendimento às mulheres do campo e da floresta em situação de violência. O principal objetivo é ampliar o acesso e proteção dessas mulheres pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).
O parlamentar, relator geral do orçamento da União de 2013; foi responsável por assegurar os recursos para a aquisição dos ônibus. Ao todo serão doados 54 veículos (dois por estado). O valor unitário de cada unidade móvel é de R$ 550 mil. A Paraíba foi o primeiro estado a receber as unidades, entregues no início do mês. A previsão é que Roraima receba os ônibus até o final do mês de novembro.
“Com estes ônibus, o atendimento às mulheres vítimas de violência e, que moram em lugares mais distantes do país, será assegurado e muitas vidas serão protegidas. Como relator do orçamento, tive a oportunidade de garantir os recursos para este programa e fico feliz em ter auxiliado “ disse Romero Jucá.
A ministra Eleonora Menicucci, durante a cerimônia, agradeceu o apoio do relator do orçamento para o trabalho. “ Foi fundamental o empenho e a compreensão do senador Romero Jucá, para que nossa secretaria conseguisse os recursos necessários e este atendimento se tornasse realidade”, disse ela.
Unidades Móveis
Cada unidade móvel é composta de duas salas equipadas para atendimento multidisciplinar, cujos serviços oferecidos dependerão da articulação feita com as prefeituras. Prioritariamente, serão envolvidos o sistema de justiça, segurança pública e atendimento psicossocial. A gestão de logística e o itinerário dos ônibus são de responsabilidade dos governos estaduais e dos municípios, com monitoramento da SPM e do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo e na Floresta.
Políticas integradas
Participaram da cerimônia, as ministras Marta Suplicy (Cultura), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), além do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Todos os ministros reforçaram o compromisso das suas pastas com a prestação de serviços de saúde, justiça, segurança pública e assistência social para as mulheres em todo país.
“O governo decretou tolerância zero à violência contra as mulheres e estamos cobrindo o país, com o reforço dos serviços públicos nas capitais e no interior. Essa é a primeira vez que a política de enfrentamento chega ao campo. O principal objetivo é implantar um modelo de atendimento multidisciplinar com base nas ações de proteção previstas na Lei Maria da Penha, que hoje está efetivamente implantada em todos os rincões do país, inclusive na área rural”, declarou a ministra Eleonora Menicucci.