Leocádio Vasconcelos, presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), teve o seu nome aprovado em plenário pela Assembleia Legislativa de Roraima na sessão desta quarta-feira (21).
Leocádio precisava de 13 votos para ter o nome referendado. Dos 23 deputados presentes a sessão, 18 votaram favoráveis e cinco contrários.
Esta semana, Leocádio Vasconcelos havia sido sabatinado e aprovado em reunião da comissão da ALE para avaliação do seu nome. O Diretor Presidente do Iteraima assumiu o instituto no dia 08 de julho.
Rodolfo é aprovado em Comissão
A Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa de Roraima aprovou o nome de Rodolfo Pereira para assumir a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH). O gestor já assume interinamente a pasta, mas precisou passar pela sabatina da ALE.
A Comissão é composta pelos deputados Aurelina Medeiros (PSDB), presidente; Flamarion Portela (PTC), relator; Joaquim Ruiz (PV), Marcelo Natanael (PRB) e Coronel Chagas (PRTB). Os deputados Gabriel Picanço (PRB), Erci de Moraes (PPS) e George Melo (PSDC) mesmo não fazendo parte da Comissão, participaram da arguição.
A preocupação dos parlamentares foi unânime: quais as prioridades que o Estado deve eleger na ação governamental atual? Outros questionamentos foram levantados pelos parlamentares, como a realização de projetos para garantir a conservação dos recursos naturais e na implantação de aterros sanitários e competência técnica do quadro de servidores do órgão. A licença ambiental foi amplamente discutida entre os parlamentares.
“Vamos trabalhar com toda a segurança jurídica que for pertinente, temos uma equipe técnica concursada e competente para isto. Tínhamos um fundo de 800 mil reais para serem gastos com pesquisa, mas solicitamos ao governador que 80% desse fundo seja revertido para custeio”, explicou Pereira.
A principal ideia da pasta, segundo Pereira é municipalizar as ações da FEMARH. “A demanda é muito grande e vamos avançar muito com a municipalização”, finalizou.