Emporesários conhecerão experiências
O turismo rural começa a conquistar os primeiros adeptos no Estado de Roraima, e para incentivar os empresários locais a investirem neste segmento como atividade econômica, o SEBRAE organizou mais uma missão técnica, no período de 26 a 31 de agosto, que levará um grupo de dez empresários à Paraíba para participar de várias atividades, entre elas, da 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), em Campina Grande, na Paraíba.
A Ruraltur acontecerá de 28 a 30, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). Na feira, são divulgados os roteiros turísticos do Nordeste nos segmentos rural, cultural, ecoturismo e de aventura. O evento reúne exposição de empresas e serviços, rodada de negócios, seminário e encontros. Uma oportunidade para conhecer as novidades do mercado e fechar negócios.
“Muitos proprietários de fazendas e sítios recebem amigos e familiares de maneira informal e queremos mostrar que é possível transformar essa visita em atividade econômica”, afirmou o gestor do Projeto de Turismo Rural do Sebrae, Josué Costa.
A missão inclui reuniões, passeios históricos, visitas técnicas a empreendimentos de sucesso e a troca de experiências profissionais. “Vamos conhecer as propriedades, as formas como são geridas e a oferta de produtos e serviços turísticos rurais e aprender com as experiências locais”, destacou.
A feira tem programação diversificada e inclui: 4º Seminário Nordeste de Turismo Rural, 9ª Rodada de Negócios do Turismo Rural do Nordeste, 1º Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, 1ª Caminhada Histórica e Cultural de Campina Grande e Encontro Regional de coordenadores e gestores de turismo das agências do Sebraes Nordeste.
As visitas começam por João Pessoa no dia 26, onde o grupo participará de uma reunião com Regina Amorim, gestora de Turismo Rural do Sebrae Paraíba e coordenadora da Ruraltur, onde poderá entender a realidade e diversidade do ambiente turístico rural e saber como eles foram aproveitados com criatividade e experiência.
O roteiro na Capital paraibana inclui ainda visita à Praia do Jacaré, famosa pelo por do sol, city tour noturno e jantar num restaurante típico. Na terça-feira (27), o grupo parte para o Brejo Paraibano, região de cidades históricas e belezas naturais, que já faz parte da rota do turismo rural paraibano.
A cidade escolhida foi Areia, patrimônio histórico nacional, com rico conjunto arquitetônico, formado por igrejas, museus, prédios públicos, fazendas e engenhos que fabricam rapadura, açúcar mascavo e cachaças. Antes de chegar à cidade, o grupo fará uma visita técnica à Casa do Doce, um empreendimento de sucesso que fica na rota do caminho dos engenhos.
Na quarta-feira (28), os empresários partem para Campina Grande, mas no caminho visitam outros projetos de turismo na Comunidade de Mulheres Artesãs e nos engenhos Triunfo e Quati. Na quinta-feira (29), participam da Ruraltur, trocando experiências com outros empreendedores. Na sexta-feira (30) seguem para Pernambuco, onde visitam o Engenho da Casa de Campo, uma propriedade rural que oferece cavalgada entre terras de belas paisagens, comida regional e caminhadas noturnas. O benchmarking termina na sexta-feira (31) no sábado dia 31/08 com um city tour noturno pelo Recife.