00:00:00

Parlamento Jovem

Representante de Roraima no Parlamento Jovem é da Escola Major Alcides.


Aluna Valdelucia foi selecionada 
 
Foi divulgado nesta segunda-feira (19), o resultado oficial do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2013 e Valdelucia Cadete da Silva, aluna do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Major Alcides, teve o projeto selecionado e será a representante do Estado de Roraima.
 
O Programa Parlamento Jovem é uma iniciativa da Câmara dos Deputados Federais e tem o intuito de proporcionar aos estudantes de todo o Brasil, a oportunidade de vivenciar o trabalho parlamentar.
 
Para participar, os estudantes devem elaborar um projeto de lei sobre qualquer tema dentro da realidade do País, sobre os problemas hoje enfrentados, propondo possíveis alternativas de soluções.
 
A estudante roraimense propôs um projeto para que as doações ou despesas relativas a gastos com tratamento de dependentes químicos possam ser deduzidas no imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.
 
O tema do projeto surgiu a partir de discussões em sala de aula sobre a problemática da dependência química. A professora Valdenice Colares Pego, que orientou a aluna, explicou que este o tema foi trabalhado com todos os estudantes e após a divulgação do Programa, a estudante mostrou interesse em participar. “Iniciamos o estudo do tema em abril e em maio, começamos a trabalhar no projeto. A aluna sempre demonstrou muito interesse e se esforçou bastante para a elaboração deste dispositivo de lei”, destacou a professora.      
 
Ainda de acordo com a professora Valdenice, o projeto de lei busca chamar a atenção da sociedade para a questão das drogas, e fazer com que a mesma se envolva de alguma forma em busca de solução para o problema. A dedução das despesas relativas a gastos com tratamento de dependentes químicos no imposto de renda seria uma forma de estimular a sociedade a contribuir para este grande problema social. 
 
Segundo Valdelucia, autora do projeto, o que motivou criar esse dispositivo foi o fato de ter um dependente químico na família e o tratamento além de oneroso, causa sofrimento aos demais parentes. “Esse foi o fundamento do projeto e fiquei surpresa ao ter sido selecionado dentre muitos do Brasil inteiro”, frisou. “Espero que o projeto seja transformado em lei, uma vez que terá grande abrangência e contribuirá para redução do fluxo assaltos, por exemplo, já que a maioria dos dependentes químicos é morador de rua e roubam para sustentar o vício”, enfatizou Valdelucia, ao adiantar que está se preparando para a defesa do dispositivo em Brasília.
 
PARLAMENTO
 
Este ano, o Programa Parlamento Jovem Brasileiro está completando dez anos de existência. Esta edição será realizada de 22 a 27 de setembro, em Brasília (DF). Neste período, 78 estudantes selecionados em escolas de todo o país irão se encontrar para vivenciar o processo democrático.
 
Durante este período, os estudantes participam de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, momento no qual tomam posse, atuam como Deputados Jovens, participam de todos os trâmites burocráticos bem como obedecem as normas regimentais da casa legislativa. Outras informações sobre o projeto acesse: www.camara.leg.br.

Últimas Postagens