00:00:00

Cidadania

Sejuc realiza a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.


Igualdade racial em debates
 
Em consonância com as diretrizes nacionais da Secretaria Nacional de Politicas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/ PR), a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania, por meio do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (DJDHC/ SEJUC) realizará, nos dias 27 e 28 do corrente mês, no Palácio de Cultura Nenê Macaggi, a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
 
Propor diretrizes para a elaboração do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-racial, das quais participarão principalmente as comunidades tradicionais ciganas, de matrizes africanas e quilombolas é o principal objetivo do evento organizado pela SEPIR/PR deste ano. “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo” é o principal tema da conferência. O tópico central divide-se em 4 subtemas, que tratam de questões relacionadas ao enfrentamento e combate do racismo, estratégias para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e ainda sobre os avanços e desafios nesses dez anos de existência da SEPPIR/PR.
 
Segundo o secretário da Sejuc, Coronel QOCPM Waney Vieira, é importante que a população participe do evento e colabore na elaboração das politicas que irão compor o Plano Nacional.
 
“Todas as ações inclusivas do Estado visam aumentar a participação popular e facilitar o acesso dos serviços prestados pelo poder público, melhorando com isso a vida das pessoas e faz com que o governo seja mais confiável, bem como sua gestão seja aprovada pela comunidade a que serve e para a qual foi escolhido representante”, enfatiza o secretário Waney.
 
De acordo com orientações da SEPPIR/ PR, os municípios de todas as regiões do Brasil devem realizar o evento, cujas politicas elencadas servirão para compor o Plano Estadual, que consequentemente servem de preparatório para a nacional, que acontece em novembro, em Brasilia/ DF.
 
Essa junção de diversas demandas, dos mais diferentes estados brasileiros é que norteará o Governo Federal na elaboração de politicas públicas condizentes com a realidade do país, no que concerne às politicas de igualdade racial.
 
Em Roraima, dos 15 municípios que compõem o estado, apenas o município do Uiramutã deixou de realizar o evento.
 
III Conapir
 
A III Conapir será realizada em Brasília (DF) de 5 a 7 de novembro de 2013. Cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegadas(os) participam do evento. 
 
O processo foi iniciado em 21 de março, no aniversário de dez anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), quando foi realizado o primeiro de uma série de seis seminários temáticos, em capitais das cinco regiões do país. As 26 Conferências dos Estados e a Distrital, que acontecem até 30 de agosto, debatem os assuntos que destrincharão o grande tema central da III Conapir: "Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo".
 
O Brasil tem uma notável trajetória na realização de Conferências, que ganharam progressivamente o papel de importante instrumento de participação social para a discussão, elaboração e controle das políticas públicas. 
 
A interlocução com todos os segmentos da sociedade civil, estados e municípios é decisiva para a construção de um novo Brasil, pois confere maior legitimidade às ações de governo e torna o país uma referência para outras nações do mundo.

Últimas Postagens