O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou nesta segunda-feira (19), devocional de preparação da semana de trabalho do governo fazendo alusão aos dois anos de implantação do Programa Crédito Social. O evento foi realizado na Central de Atendimento do programa.
Durante o culto, além dos momentos de orações, os presentes puderam prestigiar o vídeo institucional da campanha de dois anos, que traz o tema “O trabalho é nosso, o crédito é seu”, que mostra resultados obtidos através do programa, assim como histórias de vidas que foram mudadas por meio do Crédito.
Para Maria Imaculada Matos Luz, 49, mãe de 3 filhos, o programa acrescentou com a ajuda financeira, além da escolha da profissão, que hoje auxilia nas rendas de casa. “Com o Crédito Social eu e minha família tivemos a oportunidade de mudar nossos destinos. Foi através do programa que pude me qualificar e aprender uma nova profissão, que ajuda com as finanças de casa e melhorou nossa qualidade de vida”, enfatizou.
Conforme a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta o Crédito vai além do benefício, trata-se de uma chance para a autonomia das famílias beneficiadas. “O Crédito Social já é um programa consolidado e, durante esses dois anos, já mudou a vida de milhares de pessoas, oferecendo além dos R$120 por mês, qualificação profissional e oportunidades no mercado de trabalho. Com isso, o programa abre as portas para um futuro mais promissor, transformando a realidade social do nosso Estado e mudando, para melhor, a vida das pessoas”, disse.
Para o governador, José de Anchieta o momento é de comemoração, pois o programa é umas das ações com mais destaques de sua gestão. “É com muita satisfação e alegria que celebramos os dois anos de implantação do programa, que reestruturamos para dar mais comodidade e segurança às famílias atendidas. O Crédito Social representa o nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida da nossa população”, falou.
Mais de 50 mil famílias de todo o Estado são atendidas pelo Crédito. Roraima é um dos poucos Estados da Federação que mantém, com recursos próprios, um programa de transferência de renda, promovendo socialmente o cidadão. Mensalmente R$ 120 são depositados, valor que pode ser sacado nas agências ou utilizado na modalidade débito.
OPORTUNIDADE
Desde 2012 foram ofertados, gratuitamente, aos beneficiários e seus dependentes, mais de 20 cursos de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional, realizados em parceria com instituições do Sistema S, como o SENAC, SENAI E SEST/SENAT. Nesses dois anos, aproximadamente quatro mil pessoas já passaram pelos cursos, cujo objetivo é qualificar para facilitar a inserção no mercado formal e também, despertar o sentimento da autonomia financeira, estimulando o potencial empreendedor.
Os interessados devem procurar a Central de Atendimento do Crédito Social, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, localizada na Avenida Sílvio Lofêgo Botelho, nº 495 – Centro.