Monte Cristo terá maior ajuda
Com vistas à melhoria da segurança no Sistema Prisional, o secretário da Justiça e da Cidadania, QOCPM Waney Vieira, realizou importantes parcerias com Instituições Públicas no Estado.
Para auxiliar na limpeza externa e interna da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo foi solicitado apoio ao Comando do Exército e da Aeronáutica, no sentido de remover o mato na área interna e no entorno da Unidade, proporcionando maior visibilidade, bem como o auxílio da Prefeitura Municipal de Boa Vista para a remoção diária do lixo, haja vista a grande quantidade de material que é descartado diariamente, tanto pelos reeducandos quando pelas pessoas que trabalham no local.
Segundo o secretário, a Sejuc está finalizando acordos também com a Eletrobrás, Central Elétrica de Roraima – CERR e com a PMBV, visando completar a rede elétrica que dá acesso a PAMC e a Cadeia Pública Feminina do Monte Cristo, adequando a iluminação e melhorando a visibilidade dos locais.
“Essas parcerias são importantes na promoção da segurança pública das Unidades Prisionais. Afinal, precisamos nos preocupar não somente com os reeducandos, mas também com as pessoas que ali trabalham, bem como com os visitantes. Somente ontem recebemos aproximadamente 7 mil pessoas na PAMC, por conta da comemoração do Dia dos Pais. Precisamos nos adequar para promover uma segurança de qualidade para todos”, ressalta.
Ainda com vistas à melhoria dos trabalhos desenvolvidos nas Unidades Prisionais estaduais, bem como quanto à segurança de todos que compõem o Sistema – agentes penitenciários, pessoal do administrativo, policiais militares e reeducandos, o secretário Waney Vieira realizou mudanças em setores estratégicos e implantou novos procedimentos administrativos.
Determinou o aumento no quantitativo de agentes penitenciários plantonistas na PAMC e ainda, que os agentes ocupem as guaritas, juntamente com os Policias Militares, durante o dia. À noite, a vigilância das muralhas será realizada pelos policias (que durante o dia estão realizando curso na Academia de Polícia – APICS), enquanto os agentes reforçam a vigilância interna da Unidade.
O coronel Waney explicou ainda que está em fase final o processo para implantação de um sistema de vigilância eletrônica na Unidade, o que irá, segundo ele, dificultar ainda mais as fugas do local.
“Estamos tomando medidas que coíbam cada vez mais as fugas. Também estamos implantando uma rotina de serviços tanto para servidores quanto para reeducandos, com vistas a aumentar o controle e segurança de todos, melhorando o fluxo dos trabalhos e de pessoas no local”, enfatiza.
O secretário Waney Vieira finalizou informando que recentemente se reuniu com servidores da Casa do Albergado para comunicar que está articulando junto à gestão do Sistema “S” e da Escola Profissionalizante do Governo, a efetivação de parcerias nas áreas de cursos profissionalizantes, a fim de capacitar e ocupar aqueles reeducandos que cumprem pena no local e que estão desempregados no momento.