00:00:00

Construção Social

Mais de cinco mil atendimentos


Vinte parceiros, mais de 40 serviços, 250 voluntários, um único objetivo: proporcionar aos trabalhadores da construção civil de Roraima, atendimento nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania. Esse foi o Dia Nacional da Construção Social – DNCS.
 
O evento teve inicio às 7 horas, com a abertura dos portões e distribuição de senhas para os diversos serviços. Os atendimentos iniciaram às 8 horas e seguiram até às 17 horas.
 
Foram realizados 5.058 atendimentos para 1.686 pessoas, sendo 2.054 na área de lazer, 1.854 na saúde, 195 na educação e 167 na área de cidadania. Outros serviços como corte de cabelo e limpeza de pele somaram 788 atendimentos.
 
Os trabalhadores e seus dependentes puderam usufruir de serviços odontológicos e clínicos como: urologia, exames das mamas, clínica médica, aferição da pressão arterial e glicemia, podologia e limpeza de pele.
 
Na área de cidadania: corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho e de estudante, identidade e CPF, além de atendimentos jurídicos.
 
No lazer foram oferecidos serviços de massagem anti-stress, apresentações culturais com a participação de cantores regionais, pula-pula e diversas brincadeiras e recreação, além de oficinas de violão e teclado, realizadas pela primeira vez no DNCS.
 
E entre as milhares de pessoas atendidas, algumas histórias mereceram destaque. Juraci Raimundo da Silva, trabalhador da Construtora Araújo, veio ao DNCS com o irmão e se consultou com o urologista. “Fiz o exame de próstata e está tudo bem, o médico conversou comigo e me passou exames de rotina, além de orientações de como devo cuidar da minha saúde. É a primeira vez que participo e parabenizo essa iniciativa”.
 
A dona de casa Josevânia de Souza Silva aproveitou o Dia Nacional da Construção Social para tirar a carteira de trabalho. Veio acompanhada da filha de cinco anos e do marido Ananias Alves de Souza, colaborador da empresa Paralela Engenharia. “devido à falta de tempo durante a semana, temos dificuldade para ter acesso a vários serviços. Hoje consegui tirar minha carteira de trabalho, meu marido se consultou com o clínico geral e minha filha pôde se divertir na cama elástica e na piscina de bolinhas”, frisou.
 
 E muitas foram as famílias de trabalhadores que participaram do evento. O casal Elias Gonçalves Barbosa (62) e Francisca das Chagas Souza Barbosa (52), casados há 33 anos, percorreram 110 km, vindos da Vila do Apiaú, no município de Mucajaí, em busca de atendimento médico.
 
Eles foram incentivados pelo filho, Rubiulli Souza Barbosa, que é colaborador da empresa CMT. Seu Elias comentou sobre a dificuldade de conseguir atendimento médico no interior e que mesmo assim, ele e a esposa não deixam de realizar seus exames periodicamente. “Aproveitei para me consultar com o Urologista e fazer exames de rotina. Por ser diabético, tenho que cuidar melhor da minha saúde. Minha esposa veio para fazer o exame clínico das mamas. Foi muito boa a oportunidade de participar do DNCS, ainda mais, por constatarmos que a nossa saúde está boa”, concluiu.
 
O coordenador da unidade de Responsabilidade Social Empresarial do SESI, Jefferson Haron, fez um balanço positivo do evento. “Foram mais de cinco mil atendimentos. Quase 1.700 pessoas que tiveram acesso facilitado a uma diversidade de serviços nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania. A maior procura foi ainda na área de saúde, mais especificamente na odontologia. Acreditamos que atingimos nosso objetivo”, disse.
 
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER e do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Roraima - SINDUSCON, Rivaldo Neves, ressaltou a importância do Dia Nacional da Construção Social. “Os trabalhadores merecem um dia dedicado a eles com oportunidade de acesso a serviços, como atendimentos em saúde e emissão de documentos, que geralmente por não terem tempo ou mesmo acesso, não conseguem fazer no dia-a-dia”, finalizou.
 
O Dia Nacional da Construção Social é uma realização do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Roraima – SINDUSCON, e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, em parceria com o SESI e apoio de 20 instituições e das empresas industriais Centro Norte Construções, A.V Lobo, CAER e Correios.

Últimas Postagens