00:00:00

Letramento

Lançado em Roraima Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.


Coral Indígena no evento
 
Fazer com que as crianças até oito anos de idade sejam alfabetizadas em Português e Matemática no final do 3° ano do Ensino Fundamental. Este é o principal objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), lançado oficialmente na rede estadual de ensino nesta sexta-feira (16) em uma cerimônia no Palácio da Cultura Nenê Macaggi.
 
O PNAIC é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), para diminuir a alfabetização tardia e será desenvolvido mediante uma articulação entre Governo Federal, Estados e Municípios.
O Pacto busca a inovação da metodologia utilizada em sala de aula, especialmente com as turmas do Ensino Fundamental Menor (1° ao 5° ano). A intenção é diversificar as formas de aprendizagem para garantir a efetiva alfabetização das crianças nas séries iniciais.
 
“Um dos focos do pacto é o professor e a sua metodologia. Neste contexto, temos governo federal, estadual e municipal se esforçando para melhorar a qualidade do ensino público. Por isso, peço o apoio dos coordenadores pedagógicos para a efetiva implantação das ações nas nossas escolas”, destacou Simone Batista, diretora do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR).
 
Um total de 380 docentes serão capacitados para a implementação do PNAIC nas escolas da Capital, Boa Vista Rural, interior e indígenas. Em 2013, a formação se estenderá até o final do mês de novembro. A carga horária será de 120 horas e o foco será “Linguagens”.
 
Em 2014, a formação continua com foco em “Matemática e Linguagens”. Em 2015, o tema a ser trabalhado será “Ciências Naturais, Matemática e Linguagem”. Os professores receberão certificação pela Universidade federal de Roraima (UFRR). A capacitação será realizada mediante dois encontros mensais aos sábados.
 
Os docentes, tanto os que estarão ministrando a formação, quanto os que estarão recebendo a capacitação, receberão bolsas de estudos por meio do Ministério da Educação (MEC)/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também serão disponibilizados pelo Governo Federal, materiais didáticos como obras literárias, jogos pedagógicos, avaliações sistemáticas, entre outros.

Últimas Postagens