O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) será lançado nesta sexta-feira, dia 16, em cerimônia no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, às 14 horas. A ação é do Governo de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
A abertura do evento contará com a apresentação cultural do Coral Três Corações, do município de Amajarí. Em seguida, haverá a apresentação da equipe responsável pelo PNAIC no Estado de Roraima.
Na sequência, será apresentado o PNAIC. A programação conta ainda com a palestra “Alfabetização e Letramento” que será ministrada pela professora Edlauva Oliveira dos Santos, da SEED.
O PNAIC busca a inovação da metodologia utilizada em sala de aula, especialmente com as turmas do Ensino Fundamental Menor (1° ao 5° ano). A intenção é diversificar as formas de aprendizagem para garantir a efetiva alfabetização das crianças nas séries iniciais.
“O pacto busca dinamizar os métodos de ensino utilizado pelo professor em sala de aula e com isso melhorar o processo de alfabetização das crianças. Melhorando a alfabetização, elevamos também os nossos índices educacionais, como o IDEB, por exemplo” explicou Maria Goreth Brilhante Gomes, coordenadora estadual do PNAIC.
FORMAÇÃO
Maria Goreth informou ainda que os professores que atuam na rede estadual de ensino da Capital, área rural de Boa Vista e interior receberão uma capacitação para a implementação do PNAIC nas escolas.
Serão capacitados 380 docentes. A formação terá início já na sexta-feira (16) e se estenderá até o final do mês de novembro. A capacitação será realizada mediante dois encontros mensais aos sábados.
“A medida que os professores forem recebendo as orientações na formação, já poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula”, destacou a coordenadora estadual. Os docentes, tanto os que estarão ministrando a formação, quanto os que estarão recebendo a capacitação, receberão bolsas de estudos por meio do Ministério da Educação (MEC)/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também serão disponibilizados materiais didáticos como obras literárias, jogos pedagógicos, entre outros materiais lúdicos educacionais.