O deputado Luciano Castro (PR/RR) é escolhido pela terceira vez consecutiva, pelo DIAP, um dos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional. A pesquisa divulgada no inicio do mês, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, traz a lista preliminar dos “100 CABEÇAS” no ano de 2013.
Dentre os parlamentares citados nesta 20ª edição, além do deputado Luciano Castro, está o senador Romero Jucá (PMDB / RR). Os dois, são os únicos representantes de Roraima presentes na lista, entre os 61 deputados e 39 senadores.
Ao comentar a escolha de seu nome entre os parlamentares mais influentes, o deputado Luciano Castro destacou a experiência por estar no sexto mandato como deputado federal: “Completei 22 anos aqui nessa Casa, com a benção de Deus e pela vontade do povo de Roraima”. Também falou sobre a importância do trabalho como articulador político entre os partidos: “Ficamos focados nas pautas mais importantes que são discutidas e como sou vice-líder do Governo e participo das decisões da base aliada, isso tem dado destaque a minha atuação parlamentar”, afirmou.
Para escolher os 100 parlamentares que se destacam pela atuação e habilidade política o DIAP usa critérios como: a capacidade de conduzir debates, votações, articulações e, principalmente, a facilidade em elaborar e conduzir propostas.
O deputado Luciano Castro reforça o privilégio em ser um dos 100 mais bem avaliados que compõe a lista: “Pelo terceiro ano consecutivo o DIAP me confere essa honra em ser um dos “CABEÇAS”. A gente fica feliz, mas também aumenta a nossa obrigação em fazer sempre o melhor trabalho pelo desenvolvimento de nosso estado e do nosso país.”
Partidos, estreantes e mulheres
Segundo o DIAP, os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT (26), ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB (16), partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Nesta 20ª edição da pesquisa apenas dez parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Parlamento brasileiro. Entre os estreantes, apenas o líder do PR e líder do bloco PR, PTB, PRP, PHS, PTC, PSL e PRTB, deputado Anthony Garotinho (PR/RJ), é debutante na publicação.
A presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é a mesma da participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam atualmente 9% do Congresso Nacional (54, sendo 46 deputadas e oito senadoras), na elite da Câmara e do Senado, elas correspondem aos mesmos 9% (sendo cinco deputadas e quatro senadoras).
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2013. A publicação impressa deverá ficar pronta para distribuição no final deste mês.