00:00:00

Olhar Brasil

Alto Alegre terá atendimento oftalmológico


O município de Alto Alegre apresentará o projeto de implantação do Programa Olhar Brasil. Com isso, os gestores pretendem garantir assistência integral em oftalmologia às crianças diagnosticadas com problema ocular. A ideia é diminuir os índices de repetência e evasão escolar, além de facilitar o acesso dos alunos de escolas público à consulta oftalmológica, óculos corretivos e exames especializados.
 
A pactuação deve ocorrer em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O encontro acontece hoje (14), às 15h, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A habilitação terá validade de um ano. Só podem aderir ao Olhar Brasil os municípios que fazem parte do Programa Saúde nas Escolas (PSE). 
Este ano, em Roraima, os 15 municípios se inscreveram no PSE. Portanto, todos estão aptos a participarem do Programa Olhar Brasil. Até o momento, somente Alto Alegre fez o cadastro.
 
As inscrições seguem até 30 de agosto. A gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Mulher, Maysa Ruiz, destaca que só será aceito no Olhar Brasil, o município que tenha, pelo menos, um oftalmologista credenciado. Após pactuação, o Ministério da Saúde (MS) fará avaliação dos documentos para publicar portaria com definição dos valores de financiamento do programa.
 
Os municípios habilitados passarão a realizar consultas oftalmológicas e avaliação dos estudantes matriculados nas escolas vinculadas ao PSE e Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Antes das consultas, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) farão a triagem dos estudantes por meio do exame de escala optométrico para encaminharem os alunos ao especialista.
 
Em Alto Alegre, serão 3.657 alunos beneficiados, pois o município cadastrou 29 escolas no PSE. Há, ainda, 140 alunos do Programa Brasil Alfabetizado que serão contemplados com o Programa Olhar Brasil. Além das consultas, o Programa habilita o município a disponibilizar, entre outros, os seguintes procedimentos: biometria ultrassônica, ultrassonografia do globo ocular, topografia computadorizada de córnea e mapeamento de retina. Se necessário, os estudantes receberão óculos mono e bifocal.
 

Últimas Postagens