00:00:00

Fanfarras

Segundo Curso para Regentes de Fanfarras é encerrado em clima de festa.


Encerrado curso de regentes
 
Os 15 participantes da segunda turma do Curso para Regentes de Fanfarras Escolares receberam nesta terça-feira (13), no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, certificado de conclusão da capacitação em música. Como resultado dos três meses de prática, o encerramento foi marcado pela apresentação dos músicos, que interpretaram Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, entre outros clássicos e alguns hits da atualidade. Os alunos da Rede Estadual de Ensino participaram do evento, entre eles Cristielly Memória da Silva, da Escola Estadual Ana Libória e baliza da fanfarra, campeã de Ginástica Rítmica nos Jogos Escolares 2013.
 
O curso promovido pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), foi ministrado pelo comandante da Banda de Música da Polícia Militar, Major Estácio, e mais quatro profissionais da instituição da área de música.
 
“É uma satisfação poder ver nossos músicos concluindo essa capacitação. Agora eles serão multiplicadores dos conhecimentos musicais adquiridos para os alunos da rede estadual de ensino”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
 
Com duração de três meses e carga horária de 70h, a prática proporcionou aos regentes, conhecimentos desde história da música à introdução ao processo de ensino e aprendizagem, passando por teoria e prática de solfejo e divisão rítmica, leitura musical, início a prática instrumental – trompete si bemol, prática de instrução de regência de fanfarra e abordagem de temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).
 
Para Max Costa, 29, regente da Escola Estadual Tancredo Neves, o curso possibilitou conhecimento para que se possa inovar nas próximas apresentações. “É sempre válido participar de cursos como esse, que proporcionam melhorias tanto para nós profissionais, com a formação profissional, como para os alunos”, falou.
 
A capacitação foi realizada por meio do projeto “Noções de Regência de Fanfarras à Prática Instrumental em Trompete Si Bemol”, da Banda Musical da PM e incluiu lições teóricas e práticas de diversas disciplinas.
 
INVESTIMENTO - Em outubro do ano passado, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo de Roraima recebeu kits de instrumentos musicais, que foram destinados para 72 escolas da capital e do interior. Atualmente cerca de 35 escolas possuem fanfarra em atividade. Número equivalente a cerca de 1000 instrumentistas em todo Estado.
 
VIVA JUVENTUDE  
 
Ainda durante o encerramento do curso, a secretária anunciou a implantação do Programa Viva Juventude, que vai atender exclusivamente jovens com a oferta de serviços que contribuem efetivamente para o desenvolvimento e qualidade de vida dos participantes.

Últimas Postagens