00:00:00

UPAS 24H

Duas unidades serão implantadas na capital.


Unidades atenderão a urgências 
 
Duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) serão implantadas em Boa Vista. Uma será mantida pelo Estado e outra pelo município. A UPA de gestão municipal mudará de porte I para II. A medida será homologada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quarta-feira (14), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), às 15h. As ações fazem parte da Rede de Urgência e Emergência (RUE).
 
O Ministério da Saúde (MS) já autorizou a mudança. O município vai construir no bairro Cambará. Já a UPA tipo I será de responsabilidade do Estado e será construída este ano, na Zona Oeste da Capital. A ideia é que a unidade resolva grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto, entre outras.
 
Segundo a diretora dos serviços de urgência da Sesau, Luzia Rodrigues, a unidade Estadual funcionará como um Pronto Socorro. Por isso, será composta por uma equipe de médico clínico, pediatra, obstetra, psicólogo, entre outros. No local, haverá ainda de cinco a oito leitos no setor. A UPA de porte II terá de nove a 12 leitos de observação.  
 
Para fortificar a rede de urgência e emergência em Roraima, o governo incluiu no plano estadual de saúde a implantação das salas de estabilização. Serão sete salas. No entanto, já está definido que duas terão de ser construídas este ano, as dos municípios de Pacaraima e Caracaraí. As salas devem funcionar em localidades distantes dos hospitais de referência para receber pacientes com risco iminente de morte.
 
Devem ser contemplados com as salas, os municípios de Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Normandia, Caracaraí, Caroebe e a localidade de Santa Maria do Boiaçu, na região do Baixo Rio Branco. Nas salas de estabilização, os pacientes serão estabilizados para serem transferidos com segurança à unidade hospitalar mais próxima.

Últimas Postagens