Mais dinheiro para a Saúde
Brasília – O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, Saúde + 10, entregou nesta terça-feira ( 13 ), ao presidente do Senado, Renan Calheiros e para diversos senadores presentes em cerimônia na presidência do Senado, mais de 1 milhão de assinaturas para criação de um projeto de iniciativa popular que destina 10 por cento da receita corrente da União para a Saúde.
Segundo o senador Romero Jucá, que participou do evento, a matéria vai atender uma das principais reivindicações dos movimentos populares. “ A destinação de mais verbas para o sistema único de saúde é urgente e vai melhorar consideravelmente o atendimento à população mais carente de todo país”.
Jucá garantiu apoio ao movimento e, acredita que o projeto popular poderá ter uma tramitação rápida no Congresso. “A tramitação começará pela Câmara dos Deputados e o governo precisa ainda sinalizar positivamente para que o projeto possa ser aprovado sem risco de vetos”, disse ele.
Para a presidente do Conselho Nacional de Saúde - CNS, Socorro Sousa, aumentar o financiamento da saúde pública no país é investimento e não gasto: “ Com isto, serão assegurados os preceitos constitucionais do SUS – integralidade, universalidade, gratuidade e qualidade”, disse ela.
Mais de 100 entidades estão envolvidas no movimento e além do CNS, da CNBB e da OAB, estão o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Entidades de Profissionais de Saúde e outras.