Anchieta renova acordo
O governador José de Anchieta assinou na manhã de hoje (12) a renovação do termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) para a ampliação do programa Justiça Comunitária nas escolas da rede estadual de ensino. Ainda na solenidade, foi iniciada a capacitação de mediadores e multiplicadores das práticas de justiça restaurativa que irão promover a conciliação para pequenos conflitos nas escolas.
Atualmente, as escolas Lobo D’Almada, Ana Libória, Tancredo Neves, Penha Brasil, Severino Cavalcante e São José possuem Núcleos de Conciliação instalados. O programa Justiça Comunitária viabiliza a solução de pequenos conflitos em âmbito escolar por meio de câmaras de conciliação que contam com a participação de professores, pais de alunos, servidores do TJ e voluntários.
Anchieta destacou que a parceria entre o Tribunal e o Governo para a viabilização do programa Justiça Comunitária já dura seis anos e que a ideia é aumentar o público atendido. “O apoio à programas como este é fundamental pois é uma forma de multiplicar o conhecimento em dois setores importantes como a família e a escola, por isso sempre estaremos com a Secretaria de Educação aberta para este tipo de iniciativa”, disse.
O programa conta também com profissionais habilitados em pedagogia, psicologia, assistência social, advocacia entre outros. Para a presidente do TJ-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, o objetivo principal das ações de conciliação é promover a paz social no ambiente escolar. “Trazer a comunidade para esse processo de conciliação é fundamental porque evitaremos que pequenos conflitos iniciados na escola se transformem em uma ação judicial e possamos construir um futuro de paz”, concluiu.