O governo do estado entregou as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nos municípios de São Luiz do Anauá e São João do Baliza. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (9), no Sul do estado e contou com presença do governador José de Anchieta, acompanhado do secretário de saúde, Alexandre Salomão e dos prefeitos e vereadores dos municípios.
Cada unidade vai contar com uma equipe especializada em salvamento, duas ambulâncias, sendo uma com tração nas quatro rodas e uma com tração normal, além de um prédio com toda infraestrutura necessária para dar suporte às equipes de salvamento.
O governador Anchieta destacou que ação faz parte da política de investimentos na saúde, que com as recentes aquisições de equipamentos para o Hospital Geral de Roraima e Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, aquisições que somaram mais de 5 milhões de reais, aliados à abertura de concurso público para o provimento de 1.780 vagas na saúde, vai promover uma melhora significativa na qualidade do atendimento à população.
“Temos trabalhado e investido na nossa saúde que é uma área diferenciada e necessita de uma atenção especial de nosso governo, afinal o modelo de saúde pública que nós tínhamos até há pouco tempo, era um modelo projetado para dar suporte para uma população bem menor da que temos hoje no estado”, destacou.
Os prefeitos José Valdivino, de São João do Baliza e Edson Leite, de São Luiz do Anauá, foram enfáticos ao afirmar que entrega das unidades do SAMU, representavam a
realização de um sonho antigo da população.
“Ações como esta, reafirmam o trabalho e a atenção deste governo para com a população aqui da região Sul e na qualidade de gestor municipal nos sentimos satisfeitos em estar à frente de uma prefeitura em um momento tão especial como esse”, destacou o prefeito de São Luiz do Anauá, Edson Leite.
Anchieta destacou ainda que a partir do último trimestre deste ano a região Sul vai receber um volume significativo de investimentos que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas e gerar centenas de empregos diretos e indiretos. Como exemplo, ele citou a entrega do Hospital de Rorainópolis, prevista para novembro, a reconstrução da Rodovia Federal BR-210, além da reforma e ampliação da capacidade de geração de energia da usina Hidrelétrica de Jatapu.
“Nossa previsão é para que no mês de setembro estejamos iniciando a obra de reforma e ampliação de geração de energia na hidrelétrica de Jatapú, para que possamos, virar a página da insegurança energética de parte dessa região, que não é beneficiada com a linhão de 69 que abastece os municípios ao longo da BR-174 e alavancar de vez o setor produtivo daqui”, concluiu.