00:00:00

Tecnologia na educação

Governo de Roraima entrega tablets a professores.


Tablet, ferramenta na educação 
 
Professores da rede pública de ensino agora uma importante ferramenta tecnológica incorporada ao dinamismo em sala de aula: o tablet. Nessa quinta-feira (08), 1.103 aparelhos foram entregues às escolas da capital e do interior, em uma solenidade ocorrida no Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
 
Os equipamentos foram adquiridos através do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), na ordem de R$ 307.262,70.  Foram contemplados 1.095 docentes que atuam no Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no terceiro segmento.
 
A Secretaria de Educação e Desportos (Seed), em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (Univirr) vai desenvolver a capacitação dos professores para a utilização do equipamento, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). Inicialmente serão 30 horas de treinamento e, num segundo momento, 60h.
 
“Na atualidade, nossas crianças dão aula para nós adultos no que se diz respeito a informática. Por isso que é preciso que os professores passem por esta capacitação, de forma a saber manusear o equipamento e assim utilizá-lo para tornar as aulas mais dinâmicas, usando também para baixar livros virtuais e outras funcionalidades importantes”, disse a secretária Lenir Rodrigues.
 
O governador José de Anchieta falou dos investimentos utilizados em educação, citando que o Estado de Roraima se destaca em relação aos outros os estados, no que se diz respeito à valorização dos docentes e a posição do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre os 15 melhores do país.
 
“Em nossos cinco anos de governo, temos investido bastante na melhoria da educação no Estado, desde as áreas ribeirinhas da região sul até as serras do Uiramutã. Hoje estamos em 2º lugar do Ideb na região norte do país. Isso mostra que estamos avançando e, claro, o principal responsável por isso é o professor, que atua diretamente na capacitação do aluno para a vida”, destacou.
 
Para a professora Adelaide Cavalcante, da Escola Maria Nilce Brandão, os tablets serão muito bem utilizados em sua aula de forma que desperte o maior interesse não só do aluno, como também dos próprios professores. “Temos que nos atualizar sempre. Nossos alunos são bem mais avançados nessa área da informática e temos o dever de acompanhá-los, para o bem deles”, disse. 

Últimas Postagens