00:00:00

Música e dança

Sonora Brasil apresenta o grupo Raízes do Bolão no teatro Jaber Xaud.


"O Marabaixo e o Batuque"
Nesta quinta-feira, 8, na abertura da programação do Sonora Brasil: Formação de Ouvintes Musicais 2013, com o tema “Tambores e Batuques”, o Sesc em Roraima apresenta o espetáculo “O Marabaixo e o Batuque”, do grupo amapaense Raízes do Bolão, do quilombo do Curiaú (AP). O evento será realizado no teatro Jaber Xaud (Mecejana), a partir das 20h, com entrada franca.
 
A mostra de músicas e danças típicas do Amapá é valorizada pelo instrumento regional marabaixo, associado às festividades da Igreja Católica em louvor a Santo Expedito, São Tiago e São José e às tradições seculares de origem quilombolas da região. 
 
O grupo mantém a tradição de cantar os ladrões (cânticos) que falam de situações diversas do cotidiano e de temas religiosos. “Dona Chiquinha, matriarca do quilombo, aos 92 anos participa ativamente das festas e é referência para todos, detentora de conhecimentos que ajudaram o grupo a recuperar histórias e cânticos do passado”, destaca o ator Diego Santos. 
 
Os demais integrantes são os tocadores Mestre Pedro, Manoel dos Santos, José Antônio e as cantadeiras Esmeraldina dos Santos, Davina dos Santos, Carmem Andreia e Siula da Fonseca.
Outras atrações - A programação da 16ª edição do projeto continua nesta sexta-feira, 9, com o grupo Raízes do Samba de Tócos (BA). No sábado, 10, será a vez do grupo Samba de Cacete da Vacaria (PA) e no domingo, 11, se apresenta o grupo Alabê Ôni – Tambor de Sopapo (RS).
 
“Tambores e Batuques” apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado. Os grupos circularão utilizando instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando repertório de cânticos que aludem a fatos da vida social, ao trabalho e às crenças religiosas”, explicou Felipo Abreu, coordenador de cultura do Sesc-RR.
 
Em cumprimento à missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o Sonora Brasil consolida-se como um dos maiores projetos de circulação musical do país.
A ação possibilita o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio - Sesc, visando à formação de plateia.
 
Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.
“O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes”, destacou Felipo Abreu.
 
Este ano serão 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos.
Raízes do Samba de Tócos 
 
Nesta sexta-feira, 9, a programação do Sonora Brasil apresenta o espetáculo do grupo Raízes do Samba de Tócos (BA), no Teatro Jaber Xaud, a partir das 20h, com entrada franca.
O espetáculo conta a tradição do samba rural da Bahia apresentada pelos tocadores e cantadores/sambadeiras Mestre Satu, Roque da Viola, Antônio Luiz, Antônio Almeida, Manoel Conceição, Antônia Neri, Edilma Neri e Maria de Lourdes, com tambores de oca de pau, pandeiros, triângulo, cacumbu e viola.
 
Serviço:
Sesc Sonora Brasil 2013 (Tambores e Batuques)
De 8 a 11 de agosto, às 20h, no Teatro Jaber Xaud
Entrada franca
Informações: 3621-3939
Programação:
- Raízes do Bolão (AP), quinta-feira, 08/08/13
- Raízes do Samba de Tocós, sexta-feira, 09/08/13
- Samba de Cacete da Vacaria (PA), sábado, 10/08/13
- Alabê Ôni – Tambor de Sopapo (RS), domingo, 11/08/13

Últimas Postagens