Equoterapia forma profissionais
Vinte e quatro profissionais receberão os diplomas de conclusão d o I curso de Técnicas Equoterápicas “Homem e cavalo – superando obstáculos”. A cerimônia de certificação será realizada nesta quinta-feira, dia 08, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR) a partir das 19 horas.
As aulas foram ministradas durante o mês de julho, fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED)/Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro e a Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Para o sargento Henrique de La Roque, diretor do CEQUO, o curso irá trazer mais qualidade no atendimento. “Com esta capacitação, ampliou-se o número de profissionais habilitados, conhecedores desta prática. Também foram qualificadas pessoas que já atuam no centro, o que vai refletir na melhoria da qualidade do serviço ofertado”, destacou.
As aulas teóricas foram ministradas no turno noturno na UERR no Campus Boa Vista e as aulas práticas ocorreram no CEQUO. O curso teve carga horária total de 120 horas e foi direcionado a profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, fisioterapia, medicina, terapia ocupacional, assistência social, medicina veterinária e acadêmicos destes cursos.
O conteúdo incluiu o conhecimento sobre o cavalo, suas andaduras e material para montaria; noções teórico-práticas educacionais integrantes do programa de Equoterapia; Fisioterapia, psicologia e Fonoaudiologia aplicada a Equoterapia.
E ainda o risco de improvisação das técnicas, e a difusão das atividades Equoterápicas, utilizando o cavalo como instrumento, entre outros. Os participantes do curso receberão certificados reconhecidos pela UERR e estarão aptos a realizar atividades na área.
EQUOTERAPIA
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.
O tratamento é indicado para pacientes com necessidades especiais causadas por paralisia cerebral, acidente vascular encefálico, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Síndrome de Down, dificuldade da aprendizagem ou linguagem, esclerose múltipla, disfunção na integração social, traumatismo cranioencefálico, problemas psicológicos, dentre outros.
Os praticantes participam de trinta minutos de atividade no picadeiro, uma vez por semana. Ao final do treinamento, todos os praticantes recebem um lanche reforçado preparado com orientação de nutricionistas. Os praticantes também possuem a sua disposição, uma sala de recreação com jogos e atividades lúdicas.
Centro com 137 participantes
O Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro (CEQUO) pertence à estrutura da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) e funciona mediante parceria com outras secretarias, entre elas a Secretaria de Promoção Humana de Desenvolvimento (SPHD). A Polícia Militar de Roraima é responsável pela logística, alimentação e cuidados com os cavalos, deixando-os aptos para o trabalho realizado no Centro.
A Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) participa com os profissionais da área de saúde e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) com o espaço e a estrutura local. A SEED fica responsável pelos profissionais da área de educação e funcionamento geral do Centro.
Atualmente, a unidade atende 137 praticantes. A inclusão social, readaptação, reeducação postural e a elevação da autoestima, são alguns dos benefícios alcançados com a prática das atividades.