00:00:00

Terras

Mutirão chega ao Murupu


O Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), através do programa Roraima Legal está em regime de mutirão na região do Murupu, zona rural de Boa Vista, para desenvolver os trabalhos de regularização fundiária e georeferenciamento junto aos moradores daquela localidade.  Nesta terça-feira (06), o presidente Leocádio Vasconcelos se reuniu com a comunidade para discutir e prestar esclarecimentos a respeito.
 
A ação vai perdurar por 15 dias, período em que técnicos rurais, cadastradores socioeconômicos e fiscais de georeferenciamento percorrerão por cerca de 250 lotes, fazendo o atendimento nas propriedades e notificando as pessoas a comparecerem na unidade do Iteraima localizada na vicinal Água Santa.
 
“Nós temos encontrado dificuldades aqui no Murupu para que as pessoas compareçam para formalizarmos os processos e assim lhes instruirmos para, num passo seguinte, titularmos as terras. Por essa dificuldade, nós estamos aqui para fazer um trabalho de campo junto aos moradores, identificar lote por lote, para levarmos ao Iteraima e trabalhar a regularização o mais cedo possível”, afirmou o presidente.
 
O presidente da Associação Familiar das Regiões do Bom Intento e Água Santa, João Batista, o trabalho do Iteraima na região é uma grande oportunidade para posseiros e produtores rurais regularizarem sua situação sem que seja necessário se deslocar até Boa Vista. 
 
“O presidente Leocádio Vasconcelos veio para fazer mudanças na questão fundiária no Estado e nós acreditamos no trabalho dele. Por isso, nosso desejo é que aqueles que têm terras no Murupu compareçam à unidade do Iteraima para regularizar o que for preciso”.
 
De acordo com o produtor rural e técnico agrícola José Nonato Rodrigues, desde 1996 que a região do Murupu aguarda pela regularização das terras, quando o Iteraima fez  levantamentos e emitiu a licença de ocupação. No entanto, muitos ainda não cumpriram com sua parte.
 
“Estamos aqui conclamando todos os moradores da Água Santa e da Água Boa que compareçam e façam sua regularização. Esperamos que com isso sejam liberados os nossos títulos, para que possamos pleitear junto aos órgãos bancários um financiamento para melhorarmos a nossa produção na região”.
 
Leocádio ressaltou que este trabalho de georeferenciamento e cadastramento dos lotes será desenvolvido em todo o Estado de Roraima. As pessoas que possuem lotes na zona rural, mas vivem em Boa Vista devem comparecer diretamente à sede do Iteraima.
 
“Este trabalho será feito em duas semanas, no Murupu, com o cadastramento de todo o pessoal e visita em todos os lotes. Começamos por aqui, mas enquanto houver gleba a ser regularizada, nós não vamos parar. As pessoas que moram em Boa Vista podem procurar diretamente o Iteraima, de 07h30 às 13h30, de segunda a sexta. Nós estamos com as equipes prontas para atender a todos”.
    

Últimas Postagens