00:00:00

Meio ambiente

Escolas estaduais recebem visita de consultor do Ministério do Meio Ambiente.


As escolas sustentáveis
 
Durante toda esta semana, as escolas estaduais recebem a visita de Cristiano Cunha, consultor do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A intenção é verificar in loco o andamento dos preparativos para a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada de 13 a 18 de novembro em Brasília (DF). 
 
Até chegar a Conferência Nacional, são necessários vários passos. Entre eles, a realização das conferências escolares e a Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para ocorrer no período de 16 a 18 de outubro. 
 
Desde o primeiro semestre letivo, as instituições de ensino estão realizando as conferências escolares. O tema de trabalho é o mesmo da Conferência Nacional: “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. A ideia das discussões é buscar medidas para transformar a escola em um verdadeiro espaço educador sustentável.
 
As unidades de ensino têm até o dia 31 de agosto para promoverem esta ação. O consultor do MMA veio para conhecer de perto o trabalho realizado pelas escolas, checar a aplicação dos recursos destinados à realização da Conferência e verificar o andamento da organização do evento em âmbito estadual.
 
“Além de acompanhar de perto os preparativos para a Conferência, a intenção da visita é também promover a mobilização das comunidades indígenas e das pessoas que moram em assentamentos rurais. Queremos dialogar e sensibilizar estas pessoas quanto à importância da participação delas neste processo de conferência”, explicou Cristiano Cunha.
 
Nesta segunda-feira (05) o dia foi de reuniões internas com a equipe da Divisão de Educação Ambiental (DIAB) e Departamento de Convênio, Orçamento e Finanças (DECOF) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) e Comissão Organizadora da Conferência Estadual.
 
As visitas iniciaram na terça-feira (06). Primeiramente serão visitadas as escolas da Capital, entre elas, Escola Lobo D’Almada, Francisca Élzika, Pedro Elias, Mario David Andreazza, entre outras. No decorrer da semana, serão visitadas as comunidades indígenas, projetos de assentamento e instituições de ensino. 
 
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
 
Para reforçar o trabalho das unidades de ensino quanto às ações de sustentabilidade, 32 escolas da rede pública estadual serão contempladas com recursos financeiros. É o “Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE Escolas Sustentáveis” do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 
O PDDE Escolas Sustentáveis consiste no repasse de recursos financeiros direto para as instituições de ensino, para que promovam ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino, com foco em ações de sustentabilidade ambiental.
 
Por meio deste financiamento, as escolas poderão fortalecer as iniciativas na área de Educação Ambiental, como a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), Agenda 21, aquisição de equipamentos que facilitem o acesso à internet.
 
Além de material pedagógico como jogos, vídeos, livros e ainda adequações do espaço físico, bem como visitas a locais como museus, zoológicos, áreas protegidas, entre outras ações.     
As escolas que serão contempladas com o programa são: Tancredo Neves, Camilo Dias, 13 de Setembro, Buriti, Carlos Drumond de Andrade, Dom José Nepote, Fagundes Varela, Hidelbrando Ferro Bitencourt, Jesus Nazareno.
 
E ainda Luiz Ribeiro de Lima, Mario David Andreazza, Monteiro Lobato, Pedro Elias, Penha Brasil, Costa e Silva, Antônio Ferreira, Maria dos Prazeres Mota, São Vicente de Paula, Vitória Mota Cruz, América Sarmento Ribeiro, Voltaire Pinto, Hélio Campos. E Lobo D’Almada, Jaceguai Reis Cunha, Sônia de Brito Oliva, Carlo Casadio, Severino Cavalcante, Luiz Rittler, Elza Breves, Antônio Carlos Natalino, Escola Estadual Indígena Genival Thomé Macuxi e Escola Municipal Professora Maria das Dores Pereira de Matos (Alto Alegre).

Últimas Postagens