Reeducandos da PA terão saúde
Em razão da implantação da política de atenção à saúde do homem em 2009, o Ministério da Saúde (MS) tem motivado os estados a desenvolverem ações de sensibilização com o público masculino sobre a paternidade e cuidado. Os coordenadores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 06, para planejar ações de atendimentos e serviços de saúde aos reeducandos da Penitenciária Agrícola Monte Roraima. A previsão é atender mais de mil detentos.
É trabalhada a ideia de oferecer no dia 27 de agosto - dia que implantou as políticas de saúde no país – uma série de atividades. Entre eles, vacinação de HIV, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial, teste de glicose, entrega de material educativo, teste tuberculínico, palestras de prevenção a doenças infectocontagiosas, bem como distribuição de preservativos.
De acordo com Mária Cruz, gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde do Idoso, o contato prévio já foi feito com a pessoa responsável pela área de saúde na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), colocando-se a disposição para dar o merecido suporte à ação. Estuda-se a proposta de realizar outra atividade no fim de semana, apenas com atendimentos com especialistas, para isso, o grupo conta com o apoio do Departamento da Saúde Itinerante. A proposta está sendo definida.
A maior parte das gerências programáticas da Atenção Básica está mobilizada para ação. São parceiros no processo, como a Vigilância em Saúde, Programa Nacional de Imunização (PNI) e a Sejuc. “São políticas que possuem ligação direta com o público-alvo”, frisou Mária.
A gerente da saúde do idoso, explicou que o local que aglomera maior número de homens, de diversas faixas etárias, é a unidade prisional. A maioria são pessoas que precisam de uma atenção mais perto quando o assunto é saúde. Na unidade convivem mais de mil detentos. “Todo reeducando que chega à unidade passa trinta dias realizando exames. Nesse período fica isolado dos demais presos até sair os resultados. Uma medida preventiva”, disse, segundo relatos da delegada da Sejuc.
Liduína Camelo, gerente das Ações Programáticas da Saúde do Homem, acredita que a intenção do MS é sensibilizar os homens a cuidarem melhor da sua própria saúde. Para isso acontecer, segundo ela, o eixo proposto pelo MS é o cuidado com a saúde dos filhos, além de acompanhar a companheira nos atendimentos no período gestacional. “A meta é a integração dos serviços. Se o homem se preocupa com o seu filho e mulher, naturalmente se preocupará com sua saúde”, mostrou.