Incentivo ao empreendedorismo
Duzentos e setenta alunos da rede pública e privada participam nesta quarta-feira (07), a partir das 18 horas, no auditório do Palácio da Cultura da aula inaugural do Projeto Despertar, cuja finalidade é disseminar a cultura do empreendedorismo e favorecer o desenvolvimento profissional dos estudantes.
O Projeto Despertar começa a ser desenvolvido efetivamente nas unidades de ensino no segundo semestre do ano. É uma proposta inovadora voltada para os alunos do Ensino Médio, com o intuito de fomentar ações empreendedoras.
É realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Estadual de Roraima (UERR), e as escolas Objetivo e Colmeia.
Os estudantes são de onze escolas: Ayrton Senna, Ana Libória, Camilo Dias, Carlo Casadio, Senador Hélio Campos, Luis Rittler de Lucena, Maria das Dores Brasil, Maria dos Prazeres Mota, Indígena Rosa Nascimento (Truaru), Colégio Objetivo e Colméia.
“Esta já é a quinta edição do projeto e alguns alunos já estão até começando o seu próprio negócio, o que mostra que o Projeto Despertar já está rendendo bons frutos”, destacou Narda Carvalho, coordenadora do Projeto Despertar na SEED.
O PROJETO
Durante quatro meses, os estudantes recebem orientações sobre elaboração de plano de negócios, trabalho em equipe, possibilidade de riscos e captação de recursos, além de noções teóricas e práticas sobre empreendedorismo, ministradas no horário oposto ou nos dias de sábado, conforme orientação da instituição de ensino participante do projeto.
A intenção é estimular o desenvolvimento profissional, tornando os alunos aptos a atuarem no mercado de trabalho, assumindo o papel de verdadeiros empreendedores. No mês de outubro, os estudantes terão a oportunidade de mostrar o que aprenderam com o Projeto Despertar, apresentando trabalhos na Feira de Ciências do Estado que ocorrerá no período de 03 a 05 de outubro.
Doze professores e nove acadêmicos da UERR atuam no Projeto. Para ministrar as aulas no Despertar, os docentes participaram de capacitações sobre motivação empreendedora, plano de negócios, técnicas de negociação e receberam o kit educativo “Aprender a Empreender e Juntos Somos Fortes”, contendo apostilas do professor, do aluno e também DVD’s pedagógicos.
No mês passado, os professores participaram do II Fórum Internacional de Gestão, Liderança e Competências na Educação realizado em Curitiba (PR), no período de 18 a 20 de julho. Na programação, palestras, mesas redondas, feiras e debates sobre Educação Empreendedora.