00:00:00

Pela UNIVIRR

Videoconferência com os municípios debate incentivo ao aleitamento materno.


Teleconferência sobre aleitamento 
 
Como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, os municípios debatem nesta terça-feira, 08, em tempo real, sobre o aleitamento materno pela Plataforma da Fundação Universidade Virtual de Roraima (Univirr). Serão seis painéis que versarão sobre a importância do aconselhamento e do apoio às mães que amamentam. A atividade dá início às 9h.
 
Os profissionais da capital estarão reunidos na Univirr do bairro Pricumã, interagindo de forma simultânea com os demais municípios, com transmissão via satélite. O tema central da atividade é aleitamento materno – um olhar multiprofissional. A metodologia do dia será debater três assuntos, com duração de 30 minutos, e depois abre para debates.
 
O momento científico começa com o eixo central da Semana Mundial que trata sobre a importância da amamentação. A palestrante será a coordenadora do banco de Leite, Rosa Leal. Passado 30 minutos, a segunda conferência será “Por que não usar mamadeira?'. A primeira rodada termina abordando sobre o aleitamento materno e aquisição da fala. Finalizado a série de três assuntos abrirá para discussão entre os participantes às 10h30.
 
A segunda rodada de debates tem início às 14h30, e os assuntos vão girar em torno dos problemas precoces e tardios da amamentação, habilidade de aleitamento materno e o valoroso trabalho dos grupos de apoio em aleitamento materno. As conferencistas que farão parte do momento científico são da área de psicologia, pediatria, cirurgiã dentista, fonoaudiologia e da assistência social.
 
Segundo Valentina Vieira, gerente do Núcleo de Ações Programáticas Saúde da Criança, os profissionais do SUS devem estar aptos para uma escuta qualificada e o aconselhamento em amamentação à mãe e à família que necessitar. “Queremos intensificar o leite materno exclusivo até os seis meses, pois ajuda o bebê a crescer forte e saudável”, disse.
 
ÚLTIMO DIA
 
A programação da Semana Mundial de Aleitamento encerra na próxima quarta-feira, dia 7, com a visita antecipada para mães e familiares, às 10h30, além de premiar maiores doadoras de leite humano e parceiros que contribuem no incentivo ao aleitamento materno. A solenidade acontece às 16h, no auditório da maternidade.
 
O projeto Enquanto o Bebê não Chega visa os usuários conhecerem a maternidade antes do parto. A ideia e diminuir a ansiedade durante o período de internação e prepará-las para enfrentar os instantes que antecedem o nascimento do bebê. O agendamento para a visita pode ser feito no Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), da unidade, por meio do telefone (95) 4009-4916, em horário comercial.

Últimas Postagens