Equipamentos para trabalhador
Os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Iracema e Uiramutã foram contemplados com a entrega de computadores, na manhã desta segunda-feira, 05, na Secretaria Estadual de Saúde. Os prefeitos também receberam equipamentos de combate às endemias, como mosquiteiros, EPI pelas mãos do governador José de Anchieta, do secretário de Estado de Saúde, Alexandre Salomão e do vice, Chico Rodrigues.
As máquinas terão de ser utilizadas para atenderem às vítimas de acidentes de trabalho. Com isso, o Estado pretende diminuir as subnotificações de casos e obter informações para preparar ações de saúde voltadas aos trabalhadores.
A Sesau está ofertando suporte aos municípios da região Centro-Norte, pois o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) do município de Boa Vista, que funcionará como sede Regional, ainda não foi inaugurado. Por isso, de acordo com o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Salomão, o Estado está fornecendo condições técnicas aos municípios.
O Cerest regional Centro-Norte está habilitado pelo Ministério da Saúde (MS), aguardando inauguração para pleno funcionamento. Além disso, o Estado já realiza o trabalho de assessoramento. A partir deste mês, por exemplo, a equipe do Cerest Estadual vai percorrer os municípios da região para realizar palestras de orientações e monitorar os trabalhos dos profissionais.
O Estado tem expandido o serviço. Na Região Centro-Sul de Saúde já foi inaugurado uma unidade em Rorainópolis. O Cerest atende a população trabalhadora de Rorainópolis, Caracaraí, Caroebe, São Luiz do Anauá e São João da Baliza. “Com isso, queremos garantir que os trabalhadores de todo o estado tenham a certeza de que podem contar com os serviços do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador”, destacou Salomão,