Indígenas recebem diplomas
Na comunidade de Taba Lascada, município do Cantá, o vice-governador Chico Rodrigues esteve participando, sábado (3), da conclusão de mais uma etapa do projeto Magistério Indígena Tamî’kan com a formatura de 113 cursistas. Na ocasião, discursando aos presentes ele falou do seu entusiasmo e da importância das comunidades indígenas, hoje muito mais organizadas e prestigiadas pelo governo do estado de Roraima.
Ano passado, como destacou ele formaram-se 131 professores, aos quais vêm se juntar essa outra leva totalizando 244 profissionais da educação com habilitação de 1º ao 5º ano de Magistério Indígena no estado de Roraima. O Tamî’kan é um curso profissionalizante orientado para oferecer uma formação específica multilíngue e intercultural em uma plataforma curricular correspondente ao ensino médio e complementação com disciplinas específicas na formação de magistério indígena.
Chico Rodrigues falou do seu entusiasmo e alegria de poder vivenciar momentos como esse em que vê o respeito que se tem em Roraima aos povos indígenas e o esforço empreendido pelo governo em amparar suas instituições e promover cada vez maiores benefícios. E acrescentou que “não poderia deixar de comentar as palavras de alguns, quase como visionários, reivindicando os seus direito, e acima de tudo participando, lutando pelos seus ideais”.
Para ele isso é muito aqui em Roraima onde se tem um contingente de população indígena fantástico com seus territórios demarcados. E atualmente o projeto Tamî’kan, iniciado em 2006 e com meta de formação de 300 professores, tem contribuído para a concretização dos sonhos de muitas comunidades.
“Isso nos alegra muito e muitos até reivindicam o direito de poderem se inserir no mesmo nível da formação branca, onde já existem pedagogas capacitada, preparadas e que na verdade são frutos dessas comunidades”, comentou o vice-governador.
As atividades do Projeto Tamî’kan são divididas em etapas presenciais, etapas multipresenciais e prática de ensino (estágio supervisionado), totalizando 3.320 horas aula para ensino médio/magistério e 1.610 horas para ensino médio/aproveitamento de disciplinas. Importante ação da Secretaria de Estado da Educação e Desportos, por meio do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) e Gerência de Formação Indígena.
Para destacar esse papel importante da participação dos povos indígenas na sociedade roraimense, Chico Rodrigues destacou alguns nomes de profissionais indígenas inseridos no contexto local em áreas como Medicina, Direito e até no Magistério. Ele disse do seu entusiasmo e felicidade, sobretudo quando chegam ao estado recursos para a implementação de projetos como esse que são de uma relevância extraordinária.