A Semana Mundial do Aleitamento Materno segue neste sábado (03) e domingo (04) com mais atividades, envolvendo gestantes, mães e servidores do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e, claro, os bebês. As ações alusivas encerram na quarta-feira, dia 7, premiando três doadoras de leite humano, além de entregar certificados aos parceiros que incentivam ao aleitamento materno até os dois anos.
Neste sábado 3, a pediatra Gláucia Moreira, vai moderar uma roda de conversa com mães sobre experiências exitosas em aleitamento materno. As mulheres estarão reunidas no auditório da maternidade, a partir das 9h. Serão mães que tiveram seus filhos salvos por ingerirem unicamente o leite materno, conversando com as mães internadas na unidade. “O leite materno contem nutrientes que cria anticorpos que defende o organismo do bebê, além de acelerar a recuperação”, frisou a pediatra.
No dia seguinte, domingo (04), no HMI, cerca de 20 doadoras de leite humano terão atendimento odontológico. Às 9h, serão dez atendidas e mais dez às 15. O consultório da unidade está equipado com compressor, cadeira odontológica, mocho (cadeira) para o profissional, cuspideira, refletor, canetas de alta e baixa rotação para limpeza e remoção de tecidos.
É a primeira vez, que os dentistas da unidade atenderão mães que não são de alto risco da Ala dos Girassóis. A ideia nasceu para incentivar a saúde bucal das mães, além de diminuir partos prematuros, por causa de uma gengivite, cárie ou infecção bucal podendo desencadear a um parto fora do tempo.
A segunda-feira, dia 5, começa com uma panfletagem em frente à maternidade, às 9h. O grupo distribuirá folders que explicam os dez passos para obter sucesso no aleitamento materno, além de adesivagem de carros, contendo a frase 'eu apoio o aleitamento materno' e o telefone do Banco de Leite Humano (BHL) Dra. Marilurdes Albuquerque, 4009-4909.
Rosa Leal, coordenadora do BLH, ressaltou que o estoque de leite materno continua baixo, precisando de mães que têm leite em excesso que possam ser voluntárias, e ajudar a salvar além do seu próprio filho, mais uma pequena vida. “Os bebês internados na UTI Neonatal precisam de leite materno, e a quantidade arrecada e pasteurizada aqui [BLH] somente da para atender o público com grave risco de morte”, ressaltou.
Às mães que por alguma razão não produz leite, e consequentemente não consegue amamentar, a coordenadora aconselha não oferecer o peito de outra mãe ao seu filho. “Essa mãe deve procurar o Banco de Leite Humano ou um profissional de saúde para orientá-la”, disse.
HOMENAGEM
A abertura oficial da Semana Mundial de Amamentação que ocorreu na sexta-feira, dia 2, foi marcada por muita emoção. Servidores e autoridades participaram de um culto ecumênico, além de prestarem homenagem póstuma à pediatra Marilurdes Albuquerque, na presença dos seus familiares.
Na ocasião, foi feito o descerramento da placa do novo nome dado ao Banco de Leite, Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque, em homenagem a profissional que tanto contribuiu no incentivo à amamentação. Várias autoridades relembraram os grandes feitos durante o exercício de sua profissão, como pediatra.