Ministra abre 2ª Conferência
A abertura da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Boa Vista, nesta quinta-feira (1º), no auditório do Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima (UFRR), teve um toque de originalidade nas palavras proferidas pelo vice-governador Chico Rodrigues, ao saudar a ministra da Cultura Marta Suplicy.
A ministra veio a Boa Vista especificamente para abrir aquele evento e inaugura o Pontão Sustentável Boa Vista Digital - Floresta, Fronteira e Folclore, além de lançar o edital do programa 'Amazônia Cultural', que dispõe de R$ 5 milhões para financiamento de projetos que promovam a cultura no Norte do país.
Representando o governo do estado, Chico Rodrigues ao dar boas vinda à ministra Suplicy, destacou a lendária figura folclórica de Makunaima, imortalizada na célebre obra de Mário de Andrade, na Semana de Arte Moderna de 1922, como “Makunaíma”, ser mitológico que vivia entre as savanas banhadas pelo Rio Uraricuera e as Serra do Monte Roraima.
“A senhora nos brinda com sua ilustre visita a um dos rincões brasileiros que é o berço das mais belas histórias e lendas, onde se fala nove diferentes idiomas nativos, onde se cultua a Cruviana, onde se dança o Parixara”, afirmou o vice-governador.
Lembrou ainda que Roraima é uma terra abençoada por lendas, tradições culturais e a diversidade de pessoas oriundas de todos os estados brasileiros. “Somos o povo mais setentrional do nosso país, a Amazônia do hemisfério norte, uma vez que a Linha do Equador passa bem ao sul de Roraima”.
Destacando a nossa diversidade cultural, Chico Rodrigues
comentou ainda que Roraima é um pouco de tudo, tornando-se um todo de muita representatividade. E lembrou a preocupação que tem o governo do estado em incentivar a cultura em seus diversos aspectos e que, para tanto, recentemente criou a Secretária de Cultura.
Aproveitou o ensejo e parabenizou a prefeita Teresa Surita pela realização da 2ª Conferência de Cultura num esforço de consolidar um projeto de ambientação e de difusão cultura, trazendo a Boa Vista a ministra Suplicy. “... deixo o meu registro de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por vossa excelência, que deixa Brasília, numa quinta-feira, para beber um pouco da água do Rio Branco”, concluiu Chico Rodrigues.