00:00:00

Cultura

Romero Jucá cumpre agenda com ministra Marta Suplicy.


Marta vê projetos culturais
 
A ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT) foi recepcionada, na Base Aérea de Boa Vista, pelo segundo vice-presidente do Senado, Romero Jucá (PMDB) e pela prefeita de Boa Vista Teresa Surita (PMDB). Logo em seguida foram ao almoço organizado pela senadora Ângela Portela (PT) com pratos regionais, no restaurante Yacaxi. Para o senador Romero Jucá é uma grande satisfação receber a ministra com tantos projetos previstos para área cultural. “Roraima precisa movimentar jovens, crianças e adultos em projetos culturais. E com os recursos garantidos no Ministério da Cultura vamos poder implementá-los, e trazer a alegria e o reconhecimento da nossa cultura para todo país” destacou o senador.   
 
A agenda retomou na parte da tarde, com a inauguração do Pontão de Cultura - Ponto Sustentável Boa Vista Digital: Floresta, Fronteiras e Folclore -, pela prefeitura de Boa Vista, na beira do Rio Branco, ao lado da escola Ayrton Senna. O local vai reunir as atividades dos 12 Pontos de Cultura da capital. A estrutura pode ser utilizada para a realização de curso, oficinas e encontros, além de facilitar o acesso da população às manifestações culturais locais. “Os Pontos de Cultura, implantados há seis anos, sobreviveram por sua força e dedicação. Hoje, damos mais um passo para fortalecer esse trabalho com a inauguração desse espaço que servirá para curso, encontros e para as apresentações culturais”, disse a prefeita Teresa Surita. A ministra Marta Suplicy parabenizou a prefeitura pela escolha do local. “Este é um dos lugares mais privilegiados que já vi, no país, como Ponto de Cultura. Vamos trabalhar para trazer muitos projetos importantes para cá”, frisou a ministra.
 
As obras do Teatro Municipal, também, forma visitadas pela ministra que recebeu como presente uma apresentação surpresa da Orquestra Municipal toda vestida de operários. “Fiquei emocionada com esta manifestação de carinho. Nunca imaginei em me deparar com uma orquestra dentro de um teatro em obras. Esta lembrança levarei para toda vida. Vamos terminar este teatro e espero poder estar presente na inauguração”, frisou a ministra.
 
O último compromisso da ministra, Marta Suplicy, foi a abertura da II Conferência Municipal de Cultura e o lançamento do edital Amazônia Cultural, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras, da Universidade Federal de Roraima. Com recursos do Fundo Nacional de Cultura, os investimentos em projetos que estimulem, capacitem e difundam ações da cultura brasileira na região norte chegam a R$ 5 milhões. 
 
O apoio financeiro por projeto varia de 80 a 120 mil de acordo com os eixos definidos pelo Ministério. Durante o evento a ministra lançou também 13 pontos de cultura que serão localizados nas áreas indígenas, sendo cinco na região da Raposa Serra do Sol, no valor de R$ 2,6 milhões. Também foram anunciados o programa Pró- Cultura e a criação de 360 CEUS – Centro de Artes e Esportes unificados, em todo país, com cinema, teatro e biblioteca com grandes clássicos do cinema e literatura.   

Últimas Postagens