Ler: pra gostar, é só começar
Nesta sexta-feira (02), a partir das 14 horas, a gestão da Escola Estadual Princesa Isabel, fará o lançamento do “Estatuto do leitor”, a ação integra as atividades do projeto “Ler: para gostar, é só começar”, desenvolvido na unidade de ensino desde o mês de fevereiro deste ano.
A intenção do projeto é promover um reencontro dos alunos com o prazer da leitura, visando a melhoria da compreensão leitora e o desempenho dos estudantes. As ações estão sendo desenvolvidas com 50 alunos das turmas do 5º ano do turno vespertino.
Por meio do projeto, os alunos são incentivados a fazer leituras dirigidas ou livres dentro do espaço escolar ou em casa, e a realizar atividades práticas e dinâmicas para socialização das leituras realizadas. Segundo Nádia Santos, gestora da escola, o projeto vem dando bons resultados.
“Nossos alunos estão mais dedicados à leitura, mais empenhados e estão de fato lendo mais livros, o que é muito importante para aquisição de conhecimentos e também para o fortalecimento do aprendizado. Estamos conseguindo fomentar o hábito da leitura”, destacou Nádia.
A iniciativa da unidade escolar conta com a parceria da Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (PIBID).
A ESCOLA
A Escola Estadual Princesa Isabel atende hoje 381 alunos na modalidade Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) e fica localizada na Avenida Jaime Brasil, nº 493, Centro. A instituição de ensino também desenvolve ações nos projetos Expressão e Orientação de Aprendizagem.
Em 2011, a unidade escolar venceu o Prêmio Gestão Escolar (PGE), sendo Destaque Estadual e ficou entre as seis finalistas na etapa nacional concorrendo aos títulos de Escola Referência Brasil e Destaque Nacional.