00:00:00

Semana do Aleitamento

Programação tem pesquisa na maternidade


O Dia Mundial do Aleitamento Materno é comemorado todo o dia 1° de agosto, e neste ano, a Semana alusiva à data reflete sobre o aconselhamento às mães que amamentam, com o lema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”. Em Roraima, foi preparada uma série de atividades alusivas à data que acontece até o dia 7 de agosto.
 
A programação da semana é aberta nesta quinta-feira, 1º, com a realização de uma enquete entre os servidores do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth sobre o aleitamento materno. Serão cerca de dez perguntas, com intuito de saber dos entrevistados qual seria a melhor maneira de incentivar a amamentação. A pesquisa de opinião terá início às 9h.
 
Já na parte da tarde, às 15h, no auditório do HMI, profissionais do Banco de leite ministram palestra, cujo tema é o aconselhamento em aleitamento materno. “O nosso papel é orientar e incentivar as mães da importância do leite materno tanto para o bebê quanto para ela (mãe). Há uma redução quanto à amamentação e por isso é importante o aconselhamento contínuo às gestantes e àquelas que já deram a luz”, frisou Rosa Leal, pediatra e coordenadora do Banco de Leite.
 
Na manhã do dia 02, sexta-feira, as atividades têm início às 9h, com a participação de vários servidores, gestantes, mães e autoridades políticas e eclesiais, em um culto ecumênico. O rito acontece no auditório do HMI. Em seguida, haverá a solenidade de mudança de nome do banco de Leite Humano, que passará a se chamar Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque.
 
Na parte da tarde do dia 2, as mães da unidade participarão de uma oficina sobre o Programa Meu Bebê Minha Vida. O treinamento será no auditório do HMI. O programa oferece oficinas terapêuticas e profissionalizantes às pacientes da unidade. No ano passado, mais de 2.570 mães passaram pelas oficinas. “O objetivo é preencher o tempo ocioso de mães que aguardam a alta dos seus filhos que continuam internados na UTI Neonatal”, explicou a assistente social Adália Siqueira, que será facilitadora da oficina.
 
Outras atividades como mesa redonda, panfletagem, entrega de premiação e teleconferência de atualização com os municípios serão outros acontecimentos.
 

Últimas Postagens