00:00:00

Maioridade penal

ALE-faz palestras em escolas em preparação a encontro parlamentar nacional.


Deputados ouvem estudantes 
 
Em preparação ao 3º Encontro da Frente Parlamentar Nacional de Mobilização Pró Criança e Adolescente, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) está realizando por meio da Escola do Legislativo (Escolegis) uma extensa programação com palestras nas escolas públicas do estado.
O objetivo da ação é levar aos alunos da rede pública de o conhecimento em torno da “Maioridade penal”, tema que será discutido com a classe estudantil e política no evento nacional.
 
A Escola Estadual Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de setembro, foi a primeira instituição de ensino contemplada com a iniciativa. As palestras seguem na instituição de ensino ainda nos turnos vespertino e noturno.
 “Queremos despertar nos jovens a vontade de participar dessa discursão que envolve a questão da maioridade penal no Brasil, pois entendemos que quando há mudanças em uma Lei, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes na elaboração de políticas públicas é importante que esse público tenha o direito de manifestar os seus sentimentos com relação a esses assuntos”, explicou a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social e presidente da Escolegis, deputada Angela Águida (PSC).
 
Além das palestras, os alunos das escolas contempladas na programação terão o direito de elaborar textos, com base nas suas opiniões em torno do tema para que sejam expostos para a classe política no evento nacional. “É uma oportunidade que esses estudantes terão de levar para as autoridades competentes o seu pensamento sobre essa discursão e assim poder se expressar diante de vários assuntos, como as políticas públicas ofertadas a juventude no país e em Roraima”, esclareceu a parlamentar.
 
Para a vice-diretora da instituição de ensino, Jacy Conrado, além de esclarecer aos jovens sobre o tema “Maioridade Penal”, a ação da ALE-RR implicará no despertar de um sentimento crítico entre a classe, no que diz respeito aos seus direitos e deveres constitucionais. “É necessário que nos dias de hoje os jovens tenham argumentos para questionar assuntos que tratam sobre a sua cidadania. Essa parceria com o Legislativo vem despertar nos estudantes o interesse em saber mais sobre os seus direitos e deveres, e de cobrarem mais melhorias para a sua vida”, destacou Jacy.
 
Alunos  
 
Olhares fixos e muitos questionamentos. Foi assim a participação de dezenas de estudantes da Escola Estadual Maria das Dores Brasil na palestra intitulada “Maioridade Penal”, promovida pelo Legislativo. O aluno do 3º ano técnico em Administração, Valmik Mota (16), foi dos que mais se destacou durante o evento. “Foi muito interessante, pois pude aprimorar de forma mais aprofundada sobre as Leis que tratam sobre a criança e adolescente e ao mesmo tempo expor mais as nossas opiniões por volta do tema”, comenta Valmik.
 
Já a estudante Renata Jamilly (18), também do 3º ano técnico em Administração, acredita que, além de esclarecer sobre o assunto, o evento proporcionou a ela o direito de expor o seu pensamento que pretende levar ao 3º Encontro da Frente Parlamentar Nacional de Mobilização Pró Criança e Adolescente. “Temos muitos questionamentos a fazer e um deles é levar as autoridades os problemas que enfrentamos com a falta de políticas públicas voltadas a criança e adolescente no estado”, justificou Renana.
Programação  
 
As palestras sobre a “Maioridade Penal” terão continuidade durante a semana. Nesta quinta-feira, 1, o evento acontece das 13h30 às 15h na Escola Estadual Tancredo Neves. Na sexta-feira, 2, será a vez da Escola Estadual Ana Libória, cuja programação será realizada das 7h às 9h, e das 13h30 às 15h.
 
Na próxima segunda-feira, 6, a palestra acontecerá na Escola Estadual Aírton Senna da Silva, das 8h20 às 9h20. Já na terça-feira, 7, das 14h às 15h será a vez da Escola Hitlen de Lucena ser contemplada com o evento.
O encerramento da ação está previsto para quarta-feira, 8, na Escola Estadual Carlos Casadio, das 14h às 15h.  

Últimas Postagens