Asfalto recomeça após chuvas
Paralisadas no início do mês de junho por causa das chuvas, as obras de asfaltamento de ruas e avenidas da Capital recomeçam na segunda quinzena de agosto. As empresas CMT Engenharia e Ardo Construtora, responsáveis pelos lotes I e II, reiniciarão os trabalhos nos bairros da Zona Oeste, região mais populosa da cidade, com cerca de 230 mil habitantes, segundo o censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A retomada das obras foi determinada nesta terça-feira (31) pelo Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT). Com a emissão da nova ordem de serviço, as empresas, que estão com as usinas de asfalto e os canteiros de obras desativados, necessitam de no mínimo 15 dias para recomeçar o trabalho.
Responsável pelo primeiro lote, a CMT vai continuar a obra nos bairros Pricumã, Liberdade, Cinturão Verde, Centenário, São Bento, Raiar do Sol, Nova Cidade, Bela Vista, Professora Araceli Souto Maior, Buritis, Asa Branca, Jóquei Clube, Jardim Tropical, Operário, Senador Hélio Campos, Sílvio Botelho, Pintolândia, Cambará, Nova Canaã e Santa Luzia. A empresa já concluiu 16,14% dos trabalhos, somando 13, 60 quilômetros de vias beneficiadas com o recapeamento de asfalto.
Com 10,68% dos trabalhos concluídos, a Ardo Construtora e Pavimentação prosseguirá os serviços nos bairros Liberdade, Jardim floresta, Caimbé, Buritis, Tancredo Neves, Caranã, Jardim Canarã, Cauamé, Cidade Universitária, Cidade Satélite, União, Santa Teresa, Jardim Primavera, Sílvio Leite, Alvorada, Equatorial e Cruviana.
Os investimentos referentes aos lotes I e II são respectivamente de R$ 14.606.899,84 e R$ 14.178.039,55, em recursos do Programa Roraima Integrado, obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).
Como manteve o trabalho, embora em ritmo mais lento durante o inverno, a empresa Coema Paisagismo, Urbanização e Serviços, responsável pelo lote III, que compreende os bairros 13 de Setembro, São Vicente, Calungá, Mecejana, Centro, São Pedro, São Francisco, Aeroporto, 31 de Março, Bairro dos Estados, Aparecida, Canarinho, Caçari e Paraviana, concluiu mais de 60% da obra.
Iniciados em janeiro deste ano, os serviços de pavimentação das vias urbanas do município de Boa Vista beneficiarão aproximadamente 170 quilômetros de ruas e avenidas com o recapeamento do asfalto e têm previsão de término para fevereiro de 2014.