BV é melhor para se morar
O estudo divulgado nessa segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), intitulado "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", mostra que a capital roraimense é o segundo lugar melhor para se viver na região Norte. O primeiro é Palmas, a capital de Tocantins.
Boa Vista apresenta Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,752, enquanto que a cidade de Palmas ostenta 0,788. Outro ponto positivo para a capital roraimense é que o seu IDHM é superior à média brasileira, de 0,727, segundo dados do mesmo estudo. Entre as capitais da região Norte, o pior IDHM é o de Macapá (AP), 0,642.
Infraestrutura
A boa classificação de Boa Vista – considerada de alto nível de desenvolvimento humano (entre 0,700 e 0,799) – tem suas razões indiscutíveis. A origem está nas ações de governo implantadas a partir de 2007. O fato de Boa Vista ser hoje a primeira capital brasileira a alcançar 100% de água potável nas residências mostra a força dessas ações.
Água de boa qualidade para o consumo humano e seu fornecimento contínuo asseguram a redução e controle de diarreias, cólera, dengue, febre amarela, tracoma, hepatites, conjuntivites, poliomielite, escabioses, leptospirose, febre tifóide, esquistossomose e malária.
A cidade de Boa Vista apresenta atualmente uma cobertura de pouco mais de 65% das residências alcançadas pela rede de esgotamento sanitário. A implantação do sistema de esgoto na capital é sinônimo de mais saúde para a população. O sistema é fator primordial para a interrupção da cadeia de contaminação humana.
Demais municípios
Com relação aos demais municípios roraimenses, Mucajaí aparece como a segunda melhor cidade, com IDHM 0,665. Os três menos classificados no estudo da Pnud foram Uiramutã (0,453), Amajari (0,484) e Alto Alegre (0,542).
Uiramutã está entre os dez piores municípios do Brasil e tem como justificativa a intervenção sofrida em março de 2009, com a homologação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de grande parte de sua área geográfica, transformando-a, em área contínua, na terra indígena Raposa Serra do Sol.
O governador José de Anchieta disse que Roraima vive um novo momento, com a criação das estruturas necessárias ao desenvolvimento econômico com inclusão social. "Por iniciativa do governo, Boa Vista é a primeira capital brasileira com água tratada em todas as casas e a meta é a mesma para a rede de esgotos. Além disso, todos esses investimentos que estão acontecendo na área social e na educação representam melhor qualidade de vida, saúde preventiva e, consequentemente, avanço no Índice de Desenvolvimento Humano. Estamos no caminho certo ", destacou.