00:00:00

Semana de amamentação

Banco de Leite da maternidade muda de novo nome.


Estoque de leite está baixo
 
O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) passará a ser Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque. O descerramento da placa vai ocorrer na próxima sexta-feira, dia 2. O ato, que tem início às 9h, logo após o culto ecumênico, é uma das atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno no estado.
 
De acordo com Rosa Leal, coordenadora do Banco de Leite, a homenageada foi uma pediatra que tanto contribui na saúde da criança, e nada mais justo que dar esse singelo agradecimento.
 
Marilurdes dedicou sua vida a cuidar das crianças de Roraima, na prática diária da pediatria. No ano passado, devido a uma doença grave ela faleceu, deixando todos os seus ensinamentos e legado. Ela acreditava que para ser médico em Boa Vista, o fundamental para o sucesso profissional é dar atenção ao paciente.
 
A coordenadora do Banco de Leite Humano ressaltou que o estoque de leite hoje está muito baixo. “Precisamos de mais doadoras, principalmente de mães que estão na unidade. Isso não quer dizer que não precisamos de doadoras externas”, comentou.
 
Ela ressaltou que o estoque atual não chegará até o final da semana. Somente 42 doadoras externas estão cadastradas no Banco, porém de 15 visitas realizadas, às vezes a equipe consegue coletar apenas quatro frascos contendo leite materno nas residências.
 
Para Rosa, o leite materno “é o padrão ouro na alimentação do recém-nascido”, fazendo uma analogia ao conceito publicitário da Semana Mundial de Aleitamento Materno.
 
AÇÃO
 
O leite materno é essencial para proteger recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Segundo o Ministério da Saúde, o Dia Mundial tem como objetivo alertar a população de todo o mundo sobre a importância da doação de leite materno, com objetivo de aumentar o número de novas voluntárias e a quantidade de leite coletado e distribuído para recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados no Brasil e no mundo.
 
PROGRAMAÇÃO
 
A Semana começa na próxima quinta-feira, 1º, às 9h, com a divulgação da programação com a enquete interna na maternidade. A proposta é saber dos entrevistados o que gostariam que abordassem durante a Semana de Amamentação de 2014. A pesquisa acontecerá entre os blocos, corredores e recepção do HMI. No terceiro dia, será realizada uma roda de conversa com mães sobre experiências exitosas em aleitamento materno. No evento acontece no auditório do HMI.

Últimas Postagens