Convívio salutar nas escolas
Manter uma convivência harmônica com colegas de sala, professores e integrantes da comunidade escolar, buscar o fortalecimento da Educação Básica e a melhoria das relações interpessoais no ambiente educacional Estes são alguns dos objetivos que a Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar (DIPSE) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) busca alcançar por meio de seus projetos e ações.
No primeiro semestre letivo deste ano, o setor realizou 175 atendimentos individuais, três oficinas, 21 palestras, além de encontros e projetos educacionais, em busca de promover um convívio saudável dentro do ambiente escolar.
Entre os temas que foram abordados nas palestras, estão homofobia, saúde e prevenção na escola, autoestima, abuso sexual, doenças sexualmente transmissíveis e uso indevido de drogas.
Já as oficinas foram sobre ética, comunicação interpessoal e autoestima, trabalho infantil, violência escolar, bullying e indisciplina. Além disso, o setor desenvolve continuamente ações em quatro projetos.
Um deles é o “Projeto Professor Orientador”, que busca capacitar profissionais das escolas para atuarem nas orientações de alunos e familiares. “Projeto Paz nas escolas”, que leva oficinas aos alunos sobre prevenção à violência escolar.
Tem também o “Projeto Anti-drogas”, que leva às escolas assessoria, oficinas e palestras sobre a prevenção ao uso de drogas e o projeto “Como criar seus filhos”, que atende pais e alunos no fortalecimento dos vínculos familiares e no relacionamento com a escola.
“A escola deve ser um ambiente tranqüilo de aprendizado, porém, devido às diversas realidades, questões e mudanças sociais, nem sempre a convivência é harmônica. Nossas ações buscam prevenir e diminuir os conflitos no ambiente escolar”, explicou Madalena de Souza Moraes, chefe da DIPSE.
ATENDIMENTO
Quando surge uma demanda na escola, a instituição entra em contato com a DIPSE, que encaminha um técnico até o local para fazer uma análise da situação. Conforme o caso, o setor faz o encaminhamento necessário que vai desde o acompanhamento psicológico, pedagógico, médico ou assistencial.
Para os atendimentos especializados, a DIPSE conta com várias instituições parcerias, entre elas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Boa Vista.
E também a Unidade Intensiva de Saúde Mental (Uisam), da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), Centro de Recuperação Nutricional Infantil (Cernutri) da Prefeitura de Boa Vista, Polícia Militar do Estado de Roraima, Ministério Público Estadual, Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Faculdade Cathedral e Hospital da Criança e o Centro de Atendimento Psicossocial/Álcool e outras Drogas (CAPS/AD).
SEGUNDO SEMESTRE
Neste segundo semestre letivo, as atividades do setor vão continuar. Conforme calendário elaborado pela DIPSE, além do ao atendimento e acompanhamento específico de orientação educacional nas instituições de ensino e ações dos projetos, entre os meses de agosto a novembro, serão realizadas oficinas preventivas nas escolas. De setembro a outubro, serão realizados encontros de capacitação para os professores orientadores.
Também estão previstas atividades diferenciadas para comemorar o Dia do Soldado (25 de agosto), Dia da Independência do Brasil (7 de setembro). Dia das Crianças (12 de outubro) e Dia da Bandeira (19 de novembro).