Amamentar até os seis meses
Panfletagem em prol do aleitamento materno enfrente ao Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth e uma enquete entre os servidores da unidade farão parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). O evento agendado para o período de 1º e 7 de agosto, visa promover, apoiar e incentivar o aleitamento materno.
A Semana começa no dia 1º, às 9h, com a divulgação da programação com a enquete interna na maternidade. A proposta é saber dos entrevistados o que gostariam que abordassem durante a Semana de Amamentação de 2014. A pesquisa acontecerá entre os blocos, corredores e recepção do HMI.
Já a panfletagem está prevista acontecer na manhã do dia 5, na área externa do HMI. A ideia é chamar a atenção dos usuários e da população que passam perto da unidade sobre a importância do leite materno ao bebê. O grupo além de entregar folders explicativos, vão adesivar os carros com a logomarca da Semana.
Valentina Vieira, gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Criança, informou que todas as atividades estarão voltadas ao aconselhamento em amamentação. “Queremos visar à importância da amamentação exclusiva até seis meses de vida e a continuidade depois como alimento complementar”, ressaltou.
O lema deste ano motiva a escuta e apoio das mães e familiares, bem como qualificação dos profissionais da rede básica a escuta qualificada e o aconselhamento em amamentação.
PROGRAMAÇÃO
A Semana começa oficialmente com a realização do culto ecumênico na maternidade, às 9h, no dia 2. Logo após, será feito o descerramento da placa no Banco de Leite Humano. O setor de captação e distribuição de leite materno mudará de nome, e passará a ser Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque, e não mais Banco de Leite Humano de Roraima.
Nos demais dias, será reservado para rodas de conversa com mães sobre experiências exitosas em aleitamento materno, palestras de aconselhamento em aleitamento materno, oficina para mães internas do HMI sobre o Programa Meu Bebê Minha Vida.
TELECONFERÊNCIA
Na véspera de encerrar a Semana Mundial, dia 6, haverá uma teleconferência na Plataforma UNIVIRR para todas as equipes multiprofissionais das unidades Básicas de Saúde, quanto ao manejo clínico do leite (esse é o nome mesmo e tiragem de dúvidas. Durante o dia inteiro serão seis temáticas voltadas ao aleitamento materno.
A expectativa é a participação de 100 profissionais da capital na sala de conferência, além da participação on-line dos municípios do interior. A cada três assuntos que terão trinta minutos para exposição, o moderador vai abrir para o debate e tiragem de dúvidas.