00:00:00

Acidentes de trabalho

Tenda para atender trabalhadores


Equipe do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) estará no centro comercial Caxambu nesta segunda-feira (29). O Estado fará ação de saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, lembrado no dia 27. O evento será na esquina das avenidas Getúlio Vargas e a Sebastião Diniz. A ação inicia às 7h e encerra às 12h.
 
A ação é realizada em parceria com Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMTRAN). Será montada uma tenda para atendimento aos trabalhadores. A população poderá aferir pressão e repassar orientações sobre doenças diarreicas agudas, higienização dos alimentos, sintomas e tratamento de tuberculose. Haverá, ainda, distribuição de preservativos, geles lubrificantes, folders educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.
            
Os trabalhadores serão orientados sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual, sobre proteção de cabeça, auditiva, respiratória, ocular, facial, mãos. De acordo com a gerente interina do Núcleo de Proteção à Saúde do Trabalhador, Mônica dos Santos, a equipe do Cerest vai esclarecer o que é acidente de trabalho e como o profissional deve para prevenir e quais os serviços ofertados às vítimas de acidente de trabalho.
            
SERVIÇOS
 
O Cerest atua na saúde do trabalhador tanto na assistência, na vigilância e controle dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, como na promoção da saúde. Para isso, o Centro terá uma equipe mínima de dez profissionais, sendo quatro de nível médio, sendo um assistente administrativo, um técnico de segurança do trabalho e dois auxiliares de enfermagem. Além de seis profissionais com nível superior nas seguintes áreas: medicina, enfermagem, fisioterapia e assistente social.
 
O Cerest atende trabalhadores formais e informais com suspeita de agravos a saúde relacionada ao trabalho. Na unidade é verificada a causa do agravo ou da doença. Uma equipe da unidade é enviada uma equipe técnica ao local de trabalho do paciente.
 
Os profissionais analisam toda a vida pregressa do trabalhador, na qual é verificada a função exercida pela pessoa, como os serviços eram desempenhados pelo trabalhador e por quanto tempo. Com isso, é verificado se o problema apresentado pelo paciente está relacionado ao trabalho.

Últimas Postagens