Durante um café da manhã neste sábado, 27, organizado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindpol), em um clube da cidade, para comemorar os nove anos de Institucionalização da Polícia Civil, o governador José de Anchieta anunciou a promoção dos policiais ainda para este ano e o auxílio alimentação da categoria para ser pago a partir do salário do mês de agosto.
Participaram ainda do evento a primeira dama e secretária de Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta, o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, a delegada geral em exercício, Eliane Gonçalves, delegados e diretores de Polícia, policiais de todas as categorias, o deputado estadual Jânio Xingú, o vereador Sandro Baré e toda a diretoria do Sindpol, presidida por José Nilton.
O secretário Francisco Sá Cavalcante lembrou que participou de toda organização do primeiro concurso da Polícia Civil e que nove anos depois participa do processo de promoção dos policiais.
“A promoção é o reconhecimento do Estado do valor do policial. Ganha com isso o Governo, o Sistema de Segurança, os policiais e a sociedade, pois um policial motivado oferece um trabalho melhor e de mais qualidade à população”, disse o secretário.
Segundo o governador José de Anchieta, uma comissão está trabalhando para dar maior agilidade ao processo de ascensão na carreira dos policiais. Ele acredita que os trabalhos devem estar conclusos até setembro e adiantou que a diretoria do Sindpol vai participar das negociações.
Quanto ao auxílio alimentação, o governador disse que está fechando um “ciclo” no Sistema de Segurança, em que somente a Polícia Civil não recebia o benefício.
“Hoje estamos corrigindo uma distorção, igualando a Polícia Civil, por ser a única instituição ligada ao Sistema de Segurança que não recebia o benefício, garantindo no mês de agosto o auxílio alimentação e fechando um ciclo em todo o Sistema de Segurança”, disse.
Anchieta afirmou ainda que vai construir uma Lei para a conclusão da promoção da categoria ainda para este ano.
“Quero parabenizar e homenagear a Polícia Civil pelos nove anos em que foi institucionalizada. Definir a promoção é uma demonstração clara e evidente do respeito que temos pela categoria. É um compromisso do meu Governo”, disse.
O presidente do Sindpol, José Nilton, comemorou o anúncio da promoção e do auxílio alimentação, destacando que essas são reivindicações justas e aguardadas por todos os policiais. “Para nós é uma conquista”, disse.