O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima (CEDDIR) terá nova presidência nos próximos dias. Nesta sexta-feira (26), na Sala de Reuniões da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) foi anunciada a saída do até então presidente, Odir Lucas Silva, que deixa o cargo por motivos de saúde.
Na ocasião, Odir foi homenageado, recebendo um certificado de menção honrosa pelo trabalho desenvolvido no Conselho durante os três anos na função de presidente da entidade. A data para a eleição da nova presidência ainda será definida e quem assume o cargo interinamente é a vice-presidente Edna Félix.
O CEDDIR é composto por 30 conselheiros, sendo 15 titulares e 15 suplentes, que exercem o papel de defender e garantir os direitos da pessoa idosa. O Conselho é paritário, com igual participação de representantes da sociedade civil e do Governo.
“Vamos dar continuidade ao brilhante trabalho desenvolvido pelo Odir, que durante o seu mandato contribuiu efetivamente para a garantia dos direitos dos idosos de Roraima. Além disso, nossa intenção é trabalhar conjuntamente com os municípios do interior, no intuito de implantar os Conselhos Municipais”, disse Edna Félix.
O novo presidente do CEDDIR terá mandato de três anos, com possibilidade de recondução por igual período. A entidade, implantada em março de 2010, é um órgão deliberativo, apresentando propostas para melhoria das políticas públicas voltadas à pessoa idosa, consultivo, pois presta informações à população e fiscalizador, no sentido de acompanhar o trabalho realizado dentro das políticas estaduais.
Capacitação
No fim do ano passado, os integrantes do CEDDIR participaram de uma capacitação, que teve como objetivo proporcionar a troca de experiência entre os conselheiros, destacando o papel desempenhado por estes profissionais na garantia e defesa dos direitos da pessoa idosa. O evento contou com a participação do vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (AM), Jorge Wagner Lopes.