kits serão disponibilizados
A maioria das pessoas sabe que as hepatites virais têm tornado um grave problema de saúde pública, porém muitos desconhecem suas condições sorológicas, agravando ainda mais a cadeia de transmissão da infecção e aumentando a possibilidade de cronificação.
Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan net), entre os anos de 2011 e 2012, em Roraima o número de portadores do vírus da hepatite B aumentou de 112 para 119, quando da hepatite C diminui de 23 para oito casos. Já nos seis primeiros meses deste ano, são investigados 36 casos suspeitos de hepatite B, e apenas um caso suspeito de hepatite C. A investigação leva seis meses, que é o período do tratamento de um paciente.
Diante dessa realidade, o Núcleo de Controle das Hepatites Virais do Estado, em parceria com outras entidades, está com tudo pronto para domingo, 28, Dia Mundial de Luta Contra a doença, realizar a ação para população de orientação, prevenção e tratamento. A mobilização ocorre a partir das 18h, no Portal do Milênio, Centro.
Mais de 400 kits de testes rápidos contra hepatite B e C serão disponibilizados na praça. Como também centenas doses de vacina contra a hepatite B, oito caixas de preservativos masculinos serão distribuídos pelo Estado, sendo que a Atenção Básica da capital também levará mais caixas do insumo. É a primeira vez que é realizada uma ação desse porte no estado.
As equipes de saúde também entregarão materiais educativos sobre as hepatites virais e Doenças Sexualmente Transmissíveis. “Importante cumprir os seis meses de tratamento da hepatite, além de procurar regularmente o posto de saúde”, destacou Jaqueline Barros, gerente do Núcleo de Controle.
Antes das pessoas realizarem a testagem rápida, que não leva nem 40 minutos, elas passarão por aconselhamento, e se o resultado for positivo, serão aconselhadas e orientadas. “Nos casos positivos, as pessoas sairão com encaminhamentos para sorologia nos postos de saúde. A triagem é importante, como também a sorologia para a confirmação”, disse Jaqueline, lembrando que os casos confirmados por sorologia serão encaminhados pelos postos para o Hospital Coronel Mota.
A Mobilização contra as hepatites iniciou dia 23 e continuará até dia 2, nas 27 unidades básicas de saúde da capital e do município de Caracaraí. As salas de vacinas permanecerão incentivando as pessoas tomarem a vacina contra hepatite B. As atividades de promoção de saúde durante os doze dias, incluem também visitas de orientação e distribuição de material educativo nos salões de beleza e estúdios de tatuagem.