Aula Magna no curso da PM
A Polícia Militar de Roraima realiza na segunda-feira, 29 de julho, às 9h30min no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a Aula Magna do Curso de Formação de Soldados – CFSd 2013. A Aula será ministrada pelo Governador José de Anchieta que, na ocasião, fará o lançamento do edital de Concurso Público para Oficiais PM.
O evento marcará também o início do Curso de Formação de Sargentos – CFS do Quadro de Praças Combatentes da PMRR. Os alunos Soldados já estão frequentando a Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago – APICS desde o dia 15 de julho. Os alunos sargentos ingressam no dia 29 sendo que, ambos os cursos tem duração de seis meses.
O Concurso público para Soldados foi realizado em Janeiro, composto de quatro etapas: Prova escrita, exames médicos, odontológicos, toxicológicos e de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. O Curso terá a duração de seis meses, e após este período, os policiais integrarão as unidades da Polícia Militar de acordo com a opção no momento da inscrição.
Atualmente, dos 300 alunos do Curso de Formação de Soldados – CFSd, a maioria está na faixa etária de 18 à 30 anos, perfazendo 85% do total de matriculados na APICS. De acordo com levantamento realizado pela Polícia Militar de Roraima – PMRR, junto aos alunos do Curso de Formação de Soldados - CFSd, 20% dos futuros policiais possui Curso de nível superior, sendo que 17% tem Pós-graduação. Outros 44% estão cursando faculdade nas mais diversas áreas.
Dentre os candidatos que concluíram Cursos de nível superior estão: Bacharéis em Direito, Bacharéis em Segurança Pública, Administradores, Contadores,, Educadores Físicos, Licenciados em Informática, Pedagogos, Secretários Executivos e Tecnólogos em Gestão Pública.
Além de conhecedores da Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros 23 que dominam Inglês e/ou Espanhol. E ainda, policiais com cursos de Agente/Instrutor de Trânsito, Defesa Pessoal, Educação Ambiental, Resgate e Emergência, Técnicos em Enfermagem e Técnicos em
Radiologia.
Os 300 novos policiais atuarão nas cidades de Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. Aqueles que optaram pelas vagas do interior deverão permanecer no local pelo período mínimo de 5 anos.
Os alunos ingressam na corporação na qualidade de Soldado PM 2ª Classe com bolsa-formação no valor de R$ 1.680,61. Após o término do curso, o aluno-soldado será promovido à graduação de Soldado PM 1ª Classe com salário bruto de R$ 2.433,67.
Sargentos
O Curso de Formação de Sargentos do Quadro de Praças Combatentes – CFS QPC também foi organizado UERR, visando selecionar no âmbito da Corporação, Cabos e Soldados PM para desempenhar o cargo e as funções inerentes à de 3º Sargento do Quadro de Praças Combatentes Policiais Militares (QPCPM). Ao todo, mais de 500 profissionais concorreram as 40 vagas disponíveis.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel Edison Prola, destacou que o momento é de extrema importância para a instituição, que está se fortalecendo diariamente com a capacitação e ascensão funcional dos integrantes da tropa. Ele ressaltou que o ingresso de novos policiais vai reforçar todas as atividades de policiamento ostensivo.
O Coronel Edison Prola foi incisivo ao afirmar que a Polícia Militar de Roraima está pronta para enfrentar as novas demandas que surgem com o crescimento populacional e buscará todas as alternativas para inibir e combater a criminalidade. “E a formação de novos Soldados, de Sargentos e a expectativa do ingresso de mais uma turma de Oficiais, certamente, vai ao encontro dos anseios da sociedade de Roraima, que é a maior beneficiária destas ações”, frisou.