00:00:00

Lavrado

Romero Jucá recebe propostas do setor produtivo de Roraima.


Bioma pode mudar para produzir
Representantes do setor produtivo, somando mais de 10 associações, estiveram nesta quinta-feira (25), reunidos com o senador Romero Jucá (PMDB), na Coopercarne, para discutirem o teor da PEC 53/09, que incluiria o Lavrado no mesmo percentual de preservação e exploração do Cerrado e dos Campos Gerais. 
 
O senador esclareceu que a PEC 53 não foi votada ainda, e que apenas estava discutindo a proposta com o Ministério do Meio Ambiente para que o Lavrado, que está proibido, por meio do zoneamento da cana-de-açúcar, de produzir esta cultura, possa sair da denominação Bioma Amazônia. “A minha intenção era tirar o Lavrado de dentro do Bioma Amazônia, pois nele é necessária a preservação de 80% de sua área, além da atual proibição para a produção da cana-de-açúcar. Mas, se nos enquadrarmos no Bioma Cerrado ou Campos Gerais teremos, respectivamente, 65% e 80% das áreas para produção”, explicou o senador.
 
Para os produtores a intenção do senador foi nobre e acreditam no potencial de articulação do parlamentar para ‘desengessar’ o setor produtivo, em Roraima. “Nós sabemos do trabalho do senador no nosso estado e por isso estamos aqui, hoje, para discutir a melhor proposta para Roraima. Queremos produzir com tranqüilidade e desenvolver nosso Estado, mas para isso é necessário termos segurança jurídica. Vamos montar uma comissão e levar as soluções até senador”, afirmou Ermilo Paludo, presidente da Cooperativa Agropecuária de Roraima (Copercarne). 
 
O senador Romero Jucá se comprometeu apresentar uma nova proposta, no Senado, que atenda prontamente o que for melhor para o setor produtivo, e marcou uma reunião com os representantes dos produtores de arroz para segunda-feira (29).
 

Últimas Postagens