Com o objetivo de promover à ressocialização, a Secretaria da Justiça e da Cidadania (SEJUC/RR) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI/RR), oportunizou qualificação para 159 reeducandos que cumprem pena em regime fechado na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC) no Programa “Cozinha Brasil”.
A entrega de certificados acontece na tarde de hoje, 26, às 16h na PAMC, momento em que os presentes à solenidade poderão degustar as iguarias preparadas pelos alunos.
Para participar da capacitação o reeducando precisa atender a critérios pré-estabelecidos pelo Governo Federal, tais como estar estudando ou participando de alguma atividade laboral, bem como apresentar bom comportamento e disciplina enquanto interno em restrição de liberdade.
O curso ofertado aos reeducandos teve duração de 10h, nas quais eles tiveram a oportunidade de aprender na prática como aproveitar melhor os alimentos, de forma econômica e saudável. As aulas, que aconteceram no período diurno (das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h30) foram ministradas de forma teórica e prática, sendo que a cada término de modalidade os alunos degustam as delícias preparadas por eles, sob a supervisão da orientadora do SESI. Cada inscrito recebe um kit contendo lápis, caneta, caderno, livro de receitas e avental.
Para o secretário da Justiça e da Cidadania, Eliéser Girão Monteiro Filho, a parceria entre SESI/ SEJUC é de suma importância para que o processo de ressocialização dos reeducandos ocorra.
“O nosso papel enquanto gestores é ofertar meios para que essas pessoas privadas temporariamente de liberdade possam retornar novamente à sociedade de forma digna. Sem parcerias como essas que firmamos com o SESI não poderíamos ofertar as capacitações, que são fundamentais para o processo de ressocialização dos internos” ressalta.
Nas próximas semanas o Cozinha Brasil será ofertado aos reeducandos que cumprem pena no Albergue, Cadeia Pública de Boa Vista e Cadeia Pública Feminina do Monte Cristo. As inscrições podem ser feitas na direção de cada Unidade Prisional.