Para melhorar os serviços ofertados pelo Estado, a Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS) vão investir até o fim do ano quase R$ 5 milhões em novos equipamentos para o Hospital Geral de Roraima (HGR) e o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Parte do material será entregue amanhã. A solenidade será, às 9h, no auditório do HGR.
As duas unidades vão receber juntas mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos amanhã. Serão monitores multiparâmetros, 29 Respiradores pulmonares, sendo nove para a maternidade e 20 para o HGR. Monitores multiparâmetros de alta complexidade; cinco camas com nebulizador. O Estado fará a entrega de dez camas com ventilador para suporte ventilatório invasivo de pacientes adultos e pediátricos.
Em até 60 dias, o Estado receberá sete carros de emergência, três negatoscópio, quatro marca passos externos, dez ventiladores respiratórios, 19 monitores multipararâmetros, cinco focos de luz, 14 suportes de soro, seis cardioversores, nove macas com grades, três monitores de débito cardíaco, três medidores de lactato, 29 cadeiras de roda, 18 cadeiras para banho, 33 escadas com dois degraus, 54 bombas de fusão, três eletrocardiogramas, oito comadres em aço inox, três oftalmoscópio, três otoscópio, 12 kit laringoscópio, 36 ressuscitadores.
Com isso, segundo o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Salomão, a Sesau pretende suprir as necessidades apresentadas pelos hospitais. Para isso, uma equipe de técnicos da Sesau fez um levantamento da atual situação das unidades. “Tudo, com o intuito de aprimorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde”, afirma.
e acordo com Salomão, os novos equipamentos vão melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde. Assim, consequentemente, os investimentos serão revestidos em benefícios à população. “O paciente receberá atendimento com mais agilidade e de qualidade”, explica.
O secretário que em março deste ano, como resultado do investimento do Governo do Estado, aconteceu a entrega de 10 leitos de UTI no HGR. Com a ampliação, a unidade, que é a maior do Estado e atende pacientes de todos os municípios e países vizinhos, passou a contar com 20 leitos de terapia intensiva.