00:00:00

Agrotóxico na água

Sete municípios ainda passam por avaliação de qualidade da água.


Rorainópolis e Caracaraí avaliados 
 
Os técnicos do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano Estadual (Vigiágua) continuam monitorando a saída no sistema de tratamento da água que chega às residências nos municípios. Faltam sete municípios a serem visitados. A próxima viagem acontece no próximo dia 29 e 30, para Rorainópolis e Caracaraí, respectivamente.
Em agosto, dias 05 e 06, os municípios serão de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe, todos no sul do estado. A agenda é concluída com o trabalho em Uiramutã e Cantá, nos dias 12 e 13.
 
Ivete Fernandes, gerente do Vigiágua, mencionou que o trabalho é realizado duas vezes ao ano e sem nenhum problema. A surpresa que pode ocorrer é faltar energia no município, como ocorreu no Cantá, dificultando assim o trabalho. “Sem energia o monitoramento fica impossibilitado de ser feito. A equipe retornará ao município no próximo mês”, comentou.
 
Segundo Ivete, as ações preventivas têm a finalidade de identificar fatores de riscos na água da população. A preocupação é manter a qualidade do produto que chega pelas torneiras. “A atividade de monitoramento acontece a cada seis meses. Ou seja, duas vezes por ano”, explicou.
Ivete informou que as amostras dos municípios irão passar pelo Laboratório Central de Roraima (Lacen) e serão enviadas para o Instituto Evandro chagas (IEC), unidade referência na Região Norte, todas de uma vez. 
 
Segundo a gerente, a coleta é de 1 (um) litro de água, em um frasco de vidro. “Desde o ano passado, quando começou o trabalho de análise de agrotóxicos na água, o Estado tem apresentado os melhores resultados. Temos a melhor água potável”, afirmou.
 
Ainda conforme ela, o Departamento continuará vigilante mesmo com os resultados dentro do preconizado, pois o uso indiscriminado de agrotóxicos afetam tanto a saúde humana quanto o meio ambiente. “Quando chove, os agrotóxicos usados escorrem pelo solo, chegam aos rios e, ainda atingem o lençol freático”, acrescentou.
 
PORTARIA
 
O trabalho feito para descobrir os microgramas por litro dos agrotóxicos da água nas saídas de tratamento dos sistemas de abastecimento de água (reservatório da companhia responsável pelo fornecimento da água) atende a portaria ministerial n° 2.914, de 2011.

Últimas Postagens